
Comporta do Rio Araranguá no bairro Barranca é fechada por segurança
Segundo dados da Defesa Civil de Araranguá, nessa segunda-feira, 16, choveu na cidade cerca de 74 milímetros, ou seja, a metade do que é esperado para todo o mês de outubro.
“Por volta das 6h iniciamos o monitoramento da comporta. Por volta da 7h15min nós fechamos a comporta da Barranca, pois já estava começando a botar água para dentro do bairro. Então, para evitar que alagassem as primeiras casas, a gente já fechou a comporta”, explicou Afrânio Ronconi, coordenador da Defesa Civil de Araranguá.
O nível do Rio Araranguá segue dentro da margem de segurança e está sendo monitorado constantemente.
“O nível do rio está bem tranquilo, está em 1 metro e 70 centímetros. Pode ser que suba mais um pouco, mas o volume de água que tinha para descer da chuva de ontem já deve ter chegado aqui para nós. Então, acho que vai ser mais tranquilo, não vai subir tanto. Choveu no acumulado de ontem de manhã até a noite, 74 milímetros, então foi bastante chuva para a cidade. Estamos monitorando todos os pontos”, tranquiliza Afrânio.
O Rio Araranguá, para sair da calha, precisa estar com 2 metros e 65 centímetros acima do nível normal, nesse momento o resgate de famílias se faz necessário. Sendo assim, a margem de segurança ainda é bastante alta, como ressalta a Defesa Civil.