Política Deputado Pedro Uczai destina R$ 2 milhões para o Hospital Regional de Araranguá, prefeitos enfrentam problemas com SCs em zonas urbanas

Deputado Pedro Uczai destina R$ 2 milhões para o Hospital Regional de Araranguá, prefeitos enfrentam problemas com SCs em zonas urbanas

18/07/2024 - 11h10

Emendas para o HRA

Hospital Regional de Araranguá vai receber emendas parlamentares do deputado federal Pedro Uczai, no valor de R$ 2 milhões. O parlamentar viabilizou as emendas através intervenção de integrantes do PT de Araranguá, devido ao fato de o hospital ser um hospital escola. A parceria com a UFSC resulta na formatura da primeira turma do curso de medicina no campus de Araranguá, que acontece amanhã.

Investimento

A informação sobre as emendas foi repassada na manhã desta quinta-feira, 18, pelo diretor do IMAS, Dr. Robson Schmidt, durante entrevista à Rádio Araranguá. Segundo o diretor os recursos serão utilizados em obras de infraestrutura e compra de equipamentos. Assim, segundo ele, as tão sonhadas torres de vídeo, que permitirão cirurgias com mais precisão e com menor tempo de recuperação, serão compradas. A compra de mais equipamentos poderá resultar na preparação do HRA para receber novas referencias, a exemplo da alta complexidade em ortopedia, já em funcionamento.

Mudar a lei

A julgar pelos depoimentos de prefeitos em que suas cidades são cortadas por estradas estaduais, será preciso rediscutir a lei e implementar um novo relacionamento. Acontece que as manutenções não são feitas pelo DEINFRA e o município não pode fazer. Mas os cidadãos acabam cobrando das prefeituras as soluções. Mas mesmo estando em uma  área urbana do município, somente o DEINFRA pode resolver, ou autorizar o município, o que nem sempre acontece.

Meleiro

Em Meleiro o prefeito Éder Matos disse que tem feito melhorias e manutenções à revelia, apenas comunica ao DEINFRA. Muito embora o prefeito saiba que pode responder por não obedecer a lei, ele entende que resolver os problemas de falta de manutenção nas SCs, é prioridade para o município.

Turvo

Em Turvo o prefeito Sandro Cirimbéli tem uma avenida que corta seu município, que é uma SC, e também não pode mexer, nem dar manutenção. É uma situação que amarra os prefeitos que precisam conviver com a inércia do DEINFRA e a impossibilidade de resolver problemas que nem seriam de sua alçada.

Araranguá

Em Araranguá o problema da rodovia Jorge Lacerda, que é a SC 447. Quando entra no perímetro urbano do município, somente o DEINFRA pode mexer. Todos sabem os problemas que tal situação vem acarretando a quem passa diariamente pela rodovia. Agora também o DNIT prejudica o município. Como o antigo trecho da BR 101 ainda pertence ao DNIT, não foi municipalizado, somente o DNIT pode mexer. É o caso da lateral da BR nas proximidades do depósito das lojas Benoit. O DNIT, com a devida boa intenção colocou um material ali, que está provocando atolamento de carretas diariamente.

Mudar a lei

O que precisa, em relação as SCs é a ALESC mudar a lei e passar a dar a responsabilidade aos municípios os trechos de SCs que estejam dentro de suas áreas urbanas. Aí sim, a cobrança poderá ser feita aos prefeitos ou prefeituras.

Aprovado

Foi aprovado na câmara de vereadores de Araranguá nesta quarta-feira, 17, o anteprojeto de lei do vereador Luciano Pires, que sugere ao município uma festa de abertura do verão. O vereador justifica seu anteprojeto, devido a programação de verão, que atrai muitos turistas e traz receita para o município e o comércio do Morro dos Conventos e Ilhas. Para o vereador, uma festa de abertura da temporada seria importante, até para anunciar a programação da temporada de veraneio.

Chaminé no chão?

Navegando pelas redes sociais na noite de quarta-feira, 17, enquanto acompanhava a sessão da câmara de Araranguá, me deparei com uma postagem em que o internauta sugeriu que a chaminé do antigo moinho fosse preservada pelo município. Ato contínuo alguém perguntou se havia sido derrubada. Daí para a frente um comentário de que não deveria, que era preciso preservar e críticas à administração municipal pela demolição. Sai da sessão e fui verificar se realmente havia acontecido. Não para minha surpresa, a chaminé continua lá, preservada, e como tenho a informação e até já repassei aqui no programa, o que está sendo feito ali é uma praça exatamente para preservar a história da cidade e daquela chaminé. Assim é. Quem busca estar bem informado, não passa vergonha nas redes sociais.