Política Discursos preliminares da campanha em Araranguá apontam para a esquerda e direita, Jorginho e Samuca renunciam à mesa diretora da Câmara, sessões não serão mais transmitidas e caíram as letras do Belinzoni

Discursos preliminares da campanha em Araranguá apontam para a esquerda e direita, Jorginho e Samuca renunciam à mesa diretora da Câmara, sessões não serão mais transmitidas e caíram as letras do Belinzoni

09/07/2024 - 10h23

A julgar pelos discursos que tenho ouvido em relação a eleição municipal, o PL de Araranguá vem com discurso, que considera forte, de que representa a direita e que quem não está com o PL, não é de direita, mas de esquerda. A batida é trazer para a eleição municipal a discussão nacional entre a esquerda e a direita, entre Lula e Bolsonaro. Mas olhando pelo retrovisor, as eleições municipais sempre são diferenciadas das eleições em nível nacional e estadual. Geralmente as discussões são em comparativos entre governos dos municípios, com o debate ficando sempre mais na linha de como administrar e quem é o candidato a prefeito ou prefeita. Pode mudar? Pode, mas certamente, se houver mudança, será surpresa, uma vez que quem comanda em nível nacional, não vai comandar diretamente o município onde estão os cidadãos.

Fora do ar

Com a chegada do período eleitoral, prefeituras estão retirando de seus portais ou redes sociais publicações que possam resultar em processo eleitoral. Em Araranguá, além da prefeitura o SAMAE também determinou o fim das publicações, a não ser de interesse exclusivo dos consumidores, como falta de água, por exemplo.

Decisão

O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá repassou na manhã de ontem a informação de que as sessões da Câmara continuariam a ser transmitidas ao vivo, e que a orientação teria vindo da assessoria jurídica. Mas no final da tarde de ontem, antes da sessão, o jurídico da câmara deu outra orientação. Assim as sessões da Câmara de Araranguá não serão mais transmitidas ao vivo pelas redes sociais durante o período eleitoral. Segundo a orientação recebida pela mesa diretora, as sessões serão apenas gravadas.

Renúncia

No final da sessão de ontem, o vereador Jorge Luís Pereira, o Jorginho, anunciou que estava renunciando o cargo de primeiro vice-presidente da mesa diretora. A seguir, o primeiro secretário, Samuel Duarte Nunes, o Samuca, também seguiu o mesmo caminho anunciando a renúncia a seu cargo.

Desconforto

Nos bastidores, os dois vereadores vinham sentindo desconforto em estar na mesa diretora ao lado do adversário nas próximas eleições. Muito embora tenham feito anúncio da renúncia, na sessão de amanhã devem entrar com requerimentos oficializando a nova situação.

Saída

A saída para o presidente Marcio Tubinho, deverá ser convidar para a mesa os vereadores Douglas Michels e Diran, que são do PP. A medida deverá ser tomada, uma vez que dificilmente alguém da situação, esteja disposto a substituir Jorginho e Samuca na mesa diretora. Caso este seja realmente caminho, o PP, e por consequência a oposição ficaria sem representação no plenário, mas com a mesa diretora inteira.

Letras caíram

Quem passou ontem pelo deck de contemplação do Açude Belinzoni observou que algumas letras não estavam mais na decoração. Na manhã de hoje o chefe de gabinete da prefeitura Sandrinho Ramos, informou não se tratar de depredação. A informação oficial é que devido a humidade do ar a cola utilizada para fixar o letreiro não secou e algumas letras caíram.