
Empresa de São Bernardo do Campo/SP recebe qualificação do Estado, com assinatura do govenador Jorginho Mello às vésperas do prazo final para a apresentação dos envelopes com as propostas para administrar o HRA
Edital HRA
Terminou às 18h de hoje, quarta-feira, dia 04/06/2025, o prazo para que as empresas, ou ONGS apresentassem seus envelopes com as propostas para administrar o HRA e a Policlínica. A lista completa com os nomes será conhecida somente amanhã, mas uma delas já foi revelado hoje, porque recebeu a qualificação do governo do Estado exatamente ontem às vésperas da apresentação das propostas.
A empresa
A empresa em questão é a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, com sede no município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo. Essa empresa esteve algumas vezes no HRA fazendo visitas técnicas e estranhamente, seus representantes tiveram uma postura ríspida, chegando a levar a irritação de quem os recebeu.
Sem qualificação
Mas o que chama a atenção, é que até enquanto realizou as visitas técnicas, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, não tinha a qualificação do Estado e não poderia concorrer. A qualificação é feita através de decreto, que precisa ser assinado pelo governador do Estado Jorginho Mello. Foi exatamente o que aconteceu ontem quando o governador assinou o decreto Nº 1.012, que qualifica a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, com sede no Município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, como qualificada a participar do certame. Como o decreto precisou ser publicado, a situação veio à tona, sendo que as demais concorrentes ainda não foram reveladas, muito embora o prazo para a entrega das propostas tenha se encerrado hoje.
Exigência
A exigência da qualificação pelo Estado acontece, quando uma empresa quer participar de uma licitação e é de outro estado. É através da qualificação que a empresa passa a ficar habilitada para concorrer no estado, que não é de sua origem. As demais, que são do estado, não precisam da qualificação através de decreto assinado pelo governador.
Beneficiou?
Na verdade, fica a dúvida em relação a uma empresa que recebeu a qualificação aos 48 minutos do segundo tempo, e com a assinatura do governador do Estado. Depois de vários itens do edital terem sido contestados, e alguns modificados, a desconfiança, e a insegurança, que já existia, parece que ficou maior.