Política Minotto assume presidência da ALESC, Tubinho vai fazer eleição para ocupar dois cargos na mesa diretora e reunião virtual amanhã vai tratar da permanência da agência da receita em Araranguá

Minotto assume presidência da ALESC, Tubinho vai fazer eleição para ocupar dois cargos na mesa diretora e reunião virtual amanhã vai tratar da permanência da agência da receita em Araranguá

10/07/2024 - 10h37

Deputado estadual Rodrigo Minotto assumiu interinamente ontem o comando da Assembleia Legislativa. O presidente Mauro de Nadal está como interino no governo do Estado e o primeiro vice-presidente, Mauricio Skudlark, abriu mão de assumir. Assim, como segundo vice-presidente, Minotto assumiu a presidência até domingo.

Vontade

Durante entrevista à Rádio Araranguá na manhã de hoje, Rodrigo Minotto disse entender que falta vontade do governo em retomar a obra da quarta ponte em Araranguá. O deputado disse estranhar a falta de interesse em retomar uma obra de tamanha importância para Araranguá e região, uma vez que recursos não faltam no governo.

Receita

Reunião virtual agendada pela deputada federal Geovania de Sá para amanhã às 10 horas, vai tratar da permanência da agência da Receita Federal em Araranguá. A reunião contará com a participação do Superintendente-Adjunto da Receita Federal da 9ª Região Fiscal (PR e SC), Marcus Vinícius Pereira De Lacerda, o delegado da RFB/Florianópolis, Sérgio Savaris e delegada substituta Andrea Cristina Valle e o Chefe Substituto da Divisão de Atendimento, Sérgio Miguel Perfetto. Além de impedir o fechamento, a grande missão será fazer com que o governo federal desista de vez do fechamento. É absurdo pensar, ou admitir, que o atendimento de nossa região passe a ser feito em Florianópolis.

Requerimento

O vereador Nelson Soares está requerendo que o prefeito Cesar Cesa encaminhe junto ao SETRANSC de Criciúma, a instalação do SEST/SENAT no município de Araranguá na área em que será destinado a construção de um porto seco. O vereador justifica seu requerimento, uma vez que a entidade oferece ao trabalhador do transporte e seus familiares, bem como à comunidade em geral, o atendimento em saúde, tais como: odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de ações de esporte, lazer, cultura e recreação. Conta ainda com área de aprendizagem, ofertando o desenvolvimento de competências necessárias para o desempenho das atividades profissionais no setor de transporte, com cursos ofertados na Unidade Operacional considerando a demanda apresentada pelo mercado local, realizados por meio da oferta regular, da execução de projetos de apoio a políticas públicas ou, ainda, de parcerias com outras instituições.

Anteprojeto

Já o vereador Luciano Pires apresenta o anteprojeto, onde sugere a administração municipal que institua uma festa de abertura do verão. O vereador justifica que é notória a importância dessa época do ano, compreendida pelos meses de novembro a março, para toda a cidade, pois o turismo movimenta a roda da economia, gerando novos empregos e beneficiando diversos segmentos da sociedade. Uma vez reconhecida a temporada de verão, nada mais justo do que tornar mais significativo o seu início.

Sem mesa

A Câmara de Vereadores de Araranguá tem sessão na noite de hoje, mas enfrenta o problema da ocupação de cargos na mesa diretora. Na sessão da última segunda-feira o primeiro vice-presidente Jorge Luís Pereira e o primeiro secretário Samuel Duarte Nunes, renunciaram seus cargos. Na sessão de hoje, eles ainda devem ocupar seus cargos, uma vez que renunciaram verbalmente na segunda-feira, mas devem apresentar os requerimentos, de forma oficial, na sessão de hoje.

Nomear

Mas caso os dois vereadores não queiram ocupar seus cargos na mesa diretora, já a partir da sessão de hoje, o presidente Marcio Tubinho, poderá simplesmente nomear dois novos integrantes da mesa para que as sessões possam continuar sendo realizadas. No caso, dificilmente seriam vereadores de situação, restando assim ao presidente apelar para seus dois pares na casa, Douglas Michels e Diran. Mas a nomeação, chamada a Doc, segundo o regimento interno, valeria apenas por cinco sessões, sendo que após uma eleição deverá ser convocada. Mesmo assim, dificilmente algum vereador de situação aceite participar.

Silêncio

Ontem imperou o silêncio de ambos os lados. O vereador Samuca disse entender não ser necessária uma explicação. O vereador Jorginho apenas confirmou que havia anunciado a renúncia. Já o presidente Márcio Tubinho, sequer respondeu nossa mensagem questionando sobrea situação e que providências tomaria em relação a situação.

Respeito

Na verdade, eles estão investidos de um mandato para o qual foram eleitos. Os eleitores esperam deles clareza em suas atitudes. Deixar claro a seus eleitores os motivos que os levaram a renunciar, e no caso do presidente, como vai agir para recompor o poder legislativo, que é o segundo poder no município.

Acordo

Vale ressaltar que a atual mesa diretora é fruto do acordo firmado lá no início desta legislatura, onde cada presidente ficaria apenas um ano, e não dois, conforme o regimento interno. O primeiro presidente foi Diego Pires, o segundo foi Jair Anastácio, o terceiro Luciano Pires e por último Márcio Tubinho. Ao que parece a proximidade da eleição, onde Tubinho é candidato a vice de Andreza Ribeiro, contra Cesar e Tano, fez quebrar de vez os termos do acordo. Ficar numa mesa com o adversário político, parece desconfortável, não mais existe o conforto que havia lá no início da legislatura, quando muitos desses que hoje estão na situação, eram oposição ao governo municipal. O que mudou de verdade é que temos uma nova eleição para prefeito.

Eleição

Apenas na manhã de hoje Tubinho informou que vai fazer uma eleição para repor os cargos em questão.