Política PSD e União Brasil fazem cálculos para a eleição, e começa amanhã a programação do aniversário de Araranguá

PSD e União Brasil fazem cálculos para a eleição, e começa amanhã a programação do aniversário de Araranguá

01/04/2024 - 13h07

Fechando a janela

Com o fechamento da janela, que permite a troca de partido sem perder o mandato, no próximo dia 5 de abril, as definições em relação a quem estará e onde concorrerá, estão aparecendo. Até agora nenhuma mudança fora do que já estava previsto e desenhado no mapa político de Araranguá. Dois partidos novos vão aparecer na eleição como opção dos eleitores. União Brasil e Republicanos, sendo o União Brasil o mais novo.

Radical

Na dança das cadeiras a mudança que pode ser considerada mais radical, e até com certa surpresa, foi a saída do vereador Jair Anastácio do PT e seu ingresso no PSD. O vereador saiu da esquerda e foi para a direita. O motivo teria sido a situação do PT, que não tem sequer perspectiva de fazer legenda para eleger um vereador nas próximas eleições. O partido saiu de uma situação de ser protagonista na cidade, quando Sandro Maciel venceu as eleições para prefeito, de ter três vereadores e a presidência da câmara, para ficar com apenas um vereador e agora com o atual cenário, enfrentando dificuldades para formar uma lista de pré-candidatos a vereador com densidade eleitoral para fazer legenda. O que teria acontecido com o PT de Araranguá? O que se perdeu no meio do caminho?

Não muda a essência

Na manhã de hoje em entrevista à Rádio Araranguá, o vereador Jair Anastácio disse que a mudança de partido não muda sua essência e que as pessoas poderão observar através de seus posicionamentos na Câmara de Vereadores.

Faz cinco

Na mesma entrevista, onde o PSD apresentou sua pré-lista de candidatos a vereador, o presidente do partido Cristiano da Silva Costa, o Tano, avaliou que o partido elege quatro vereadores, mas que existe a possibilidade de conseguir a quinta cadeira no legislativo.

Manter cadeiras

Já o União Brasil estima que manter as cadeiras que já estão ocupadas na Câmara, seria obter êxito nas próximas eleições. Em entrevista à Rádio Araranguá na manhã de hoje, Kila Ghellere, presidente do partido disse que o que vier além será lucro e fruto do trabalho de todos. O vereador Diego Pires é mais otimista, entendendo que o partido mantém as cadeiras dos vereadores Samuca, e Luciano Pires, e que mais dois ainda podem ser eleitos. Baseado nas mudanças que aconteceram dentro da janela política, disse que a coligação de apoio à reeleição de César e Tano, fará 11 vereadores.

Aniversário

Entramos na semana das comemorações do aniversário da Cidade das Avenidas. Araranguá completa 144 anos em pleno crescimento e com excelentes perspectivas em relação ao futuro. Muito embora a cidade ainda tenha muito a investir em sua infraestrutura e prestação de serviços à população, a cidade está num bom caminho.

Rainha

Como diz seu hino, a Rainha do Sul Catarinense tem suas belezas como o Morro dos Conventos e um rio que troca de cor. Tem lagoas e locais que nos levam a ter orgulho e entender que é mesmo um privilégio morar numa cidade em que o Morro dos Conventos é o quintal de nossas casas.

Comemoração

Para a comemoração a estrutura está sendo montada na Avenida XV de Novembro frente a arena Poliesportiva. Palcos para shows nacionais, locais e regionais, bem como noite gospel, além da praça de alimentação e parque de diversões. Nós trabalhamos, nós nos dedicamos e nós merecemos comemorar os 144 anos desta jovem senhora que sempre é acolhedora.

Sem acordo

O sindicato patronal manteve a proposta inicial e não houve acordo com o sindicato dos trabalhadores em saúde, Sindisaude. Enquanto os patrões oferecem a inflação de 3,87% nos salários e, o mesmo percentual da inflação no vale alimentação não chegando a R$ 10 reais de aumento e zero de reajuste para a enfermagem, além de negar a inclusão do Piso da Enfermagem na Convenção Coletiva de Trabalho, os trabalhadores querem, reajuste salarial de 3,87% para os demais trabalhadores, somente a inflação, e o mesmo para o vale alimentação e continuam negando a proposta de inclusão do piso da enfermagem na Convenção Coletiva de Trabalho. Uma nova rodada de negociação está prevista para quarta-feira.