Política PT terá lista e candidato a prefeito, contas de 2022 de Araranguá aprovadas e moção foi reprovada na Câmara de Araranguá

PT terá lista e candidato a prefeito, contas de 2022 de Araranguá aprovadas e moção foi reprovada na Câmara de Araranguá

02/04/2024 - 13h33

O presidente do Partido dos Trabalhadores de Araranguá, Ozair da Silva, o Banha, negou na manhã de hoje que o seu partido terá dificuldades em fazer legenda para eleger vereador nas próximas eleições. Lembrou que desde que o partido elegeu Celso e Cida, sempre manteve, pelo menos, uma cadeira na câmara de vereadores de Araranguá. Banha afirmou que a lista de pré-candidatos a vereador está praticamente fechada, bem como a cota de mulheres candidatas. Neste quesito, disse que as mulheres podem até ser maioria entre as candidaturas do PT a vereador.

Prefeito

Na entrevista concedida na manhã de hoje à rádio Araranguá, Banha estava acompanhado de Geraldo Pessoa, o Geraldo da receita, que é pré-candidato a prefeito. Mas ele mesmo citou outros nomes com possibilidade de candidatura. Disse que o importante é fazer um debate propositivo para a cidade nas eleições.

Saiu do governo

Banha também mencionou que o PT deixou a administração municipal e que o partido foi comunicado de forma oficial que não fará parte da coligação que vai buscar a reeleição de César e Tano.

Opção

Segundo Banha e Geraldo, o PT já encaminha uma coligação com os partidos mais de esquerda, como o PSOL, Solidariedade e PDT. Segundo o que está sendo discutido, integrantes do PSOL poderiam vir para o PT para engrossar a lista de pré-candidatos a vereador. O PT já tem claro que a missão nas próximas eleições será recuperar sua cadeira na câmara, depois da saída do vereado Jair Anastácio do partido.

Abertura

Acontece hoje a abertura da programação do aniversário de Araranguá. A programação do Araranguá em Festa 144 anos prevê para hoje, às 08h a acolhida aos expositores, 17h50m, a abertura dos Portões. Às 18h – Show com Dj Jakez, 19h – Show de Juliano Coruja e Banda, 20:00h – Show com Mistura Fina, 21h30m – Cerimonial de Abertura, 22:00h – Show Nacional com Alceu Valença e 00h – Show com Sapo e Banda Avôhai.

Fórum de segurança

O fórum de segurança de Araranguá realizou ontem mais uma reunião. No encontro a ação recomeço foi avaliada pelos presentes, que consideraram a ação um sucesso. O grupo também foi ampliado, com a participação de representantes de algumas igrejas da cidade. Como o fórum é permanente, as reuniões seguem acontecendo semanalmente.

No mapa

Araranguá é o primeiro município da região da AMESC a receber novamente o certificado no Mapa de Turismo Brasileiro, pela categoria C. Pelo mapa, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco categorias: A, B, C, D e E. Sendo que na categoria C, Araranguá poderá buscar juntamente ao Ministério do Turismo, até R$ 500 mil para novos projetos turísticos.

Projetos aprovados

Alguns projetos que já haviam entrado na Câmara de Vereadores de Araranguá, vindos do executivo, com alguns erros apontados na casa, retornaram ontem em forma de substitutivo e foram aprovados. Foi o caso do substitutivo ao projeto que dispõe sobre revisão de zoneamento, uso e ocupação do solo no município de Araranguá. Este, teve uma emenda dos vereadores Tubinho e Paulinho, aprovada, e que aumenta dois pisos nos prédios a serem construídos a partir de então.

Os demais

Foram aprovados ainda os substitutivos aos projetos que dispõe sobre a revisão no código de obras de Araranguá, o que dispõe sobre a revisão do código de posturas de Araranguá e o que dispõe sobre a revisão do parcelamento do solo no município de Araranguá.

Contas aprovadas

Na sessão de ontem as contas de 2022 da administração do prefeito Cesar e do vice Tano, foram aprovadas pelos vereadores. As contas vieram do T C E com parecer pela aprovação, mesmo parecer da comissão de Finanças, Contas, Orçamentos e Tributação.

Moção I

Já o vereador Samuel Duarte Nunes aprovou moção em que pede ao governador do Estado, Jorginho Mello, e a Mauro de Nadal, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e demais Deputados Estaduais, à convocação dos Aprovados nos Concursos da Polícia Militar de Santa Catarina. O vereador justificou sua moção com o fato de ter participado da reunião com os empresários do setor de transporte de cargas em que ouviu das Policias Civil e Militar sobre a falta de efetivo.

Manifestações

Durante a discussão da moção, houve várias manifestações e plenário, aprovando a moção e vereadores que aceitaram o convite de Samuca para assinar o pedido. Nas manifestações citações de que o governador tem faltado com os municípios de nossa região, mesmo com uma arrecadação Record, que só perde para o estado de São Paulo, conforme observou o vereador Neno Fontoura.

Moção II

O vereador Diego Pires apresentou uma moção de apelo considerando a importância do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá-SC ser um marco histórico e cultural que preserva a memória e identidade do povo araranguaense. Na moção o vereador posicionava a câmara em favor de que a igreja revesse sua posição de reformar, sem preservar a história do prédio.

Moção rejeitada

O vereador Jorginho foi o único a se manifestar e afirmar que votaria contra a moção, por entender se tratar de uma situação a ser resolvida pela igreja e que a casa não tinha que se posicionar. Mas ele foi seguido por outros vereadores e a moção de autoria do vereador Diego Pires foi rejeitada com os votos contrários dos vereadores, Diran, Douglas, Lena, Neno, Paulinho, Tubinho e Tico.