Política Reitor da UFSC avalia como histórica a colação de grau em medicina do campus de Araranguá e deputado federal Ismael dos Santos libera emenda de R$ 2,5 milhões para a construção de uma UBS no bairro Operária

Reitor da UFSC avalia como histórica a colação de grau em medicina do campus de Araranguá e deputado federal Ismael dos Santos libera emenda de R$ 2,5 milhões para a construção de uma UBS no bairro Operária

19/07/2024 - 10h33

Colação de grau

Acontece na noite desta sexta-feira, 19, no Centro Multiuso em Araranguá às 19h, a formatura da primeira turma do curso de medicina da UFSC Campus Araranguá. É um momento histórico, que teve início com a interiorização da universidade e depois com a implantação do curso de medicina. A cerimônia contará com a presença Irineu Manoel de Souza e autoridades locais.

Dia histórico

Durante entrevista na manhã desta sexta-feira, 19, o reitor da UFSC Irineu Manoel de Souza, disse se tratar de um dia histórico para a universidade. A interiorização efetivada em 2008, foi o pontapé inicial para a interiorização para outros municípios. Segundo o reitor, somente Araranguá recebeu o curso de medicina, o que está em andamento também para a cidade de Curitibanos. O reitor também admitiu que o campus de Araranguá foi um acerto da universidade e que pretende continuar investindo aqui. O problema é orçamento das universidades federais, que segundo ele nos últimos seis anos teve corte de praticamente 50%. O reitor confirmou sua presença em Araranguá para presidir a cerimônia de colação de grau.

História

Mas o dia de hoje é histórico, não só para Araranguá e região, bem como para a UFSC. A interiorização da universidade ocorreu em 2008 por Araranguá. Fomos pioneiros, graças a visão do então deputado federal Jorge Boeira, que deu início a luta e destinou diversas emendas parlamentares. As lutas da ACIVA da CDL e várias outras entidades representativas da sociedade e o setor político educacional, também foram decisivos para a interiorização dos cursos, bem como para a vinda do curso de medicina para Araranguá.

Passamos a polo

A partir da vinda da UFSC e do IFSC, Araranguá passou de “Cidade do já teve”, expressão comum de alguns nativos da terra anos atrás, para uma cidade que hoje é polo educacional no sul do país. Hoje contamos com universidade local, a UNESC está presente fisicamente aqui, além de outras várias oportunidades que surgem com cursos à distância de outras várias universidades. Evoluímos muito na educação, pois passamos da luta por cursos profissionalizantes, na antiga escola Kirana Lacerda, para o dia de hoje, quando vamos entregar os primeiros diplomas do nosso curso de medicina da UFSC Araranguá. 

Emenda

O deputado federal Ismael dos Santos do PSD, destinou emenda no valor de R$ 2,5 milhões para Araranguá. A emenda foi pedida pelo vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho, no final do ano passado. Não se trata de emenda impositiva, mas uma emenda incluída no PAC do governo federal, que acabou sendo liberada agora.

Destino

Quando solicitou a emenda junto ao deputado Ismael dos Santos, o vereador Paulinho, apontou como destino da verba, a construção de uma Unidade Básica de Saúde a ser construída no bairro Operária. Ainda segundo o vereador, o dinheiro já está nas contas da prefeitura de Araranguá, que deverá dar os devidos encaminhamentos para que a obra tenha início.

Emenda

Outra boa notícia sobre emendas para Araranguá foi repassada nesta quinta-feira, 18, aqui no programa. O diretor do IMAS, Dr. Robson Schmidt, anunciou emendas do deputado federal do PT Pedro Uczai no valor de R$ 2 milhões para o Hospital Regional de Araranguá. Segundo ele, com o dinheiro será possível investir na melhoria das instalações da UTI além da compra das torres de videolaparoscopia. A compra das torres era um sonho da direção do IMAS, uma vez que vai permitir cirurgias mais eficientes, com menores incisões, melhorando ainda o tempo de recuperação dos pacientes.