Republicanos estima fazer dois vereadores em Araranguá, Arroio recebe verba emergencial um ano depois e Eder Mattos estima que Agrimeleiro será a maior da história
O partido Republicanos de Araranguá trabalha com a estimativa de eleger dois vereadores nas próximas eleições municipais. O presidente do partido Marco Antônio Mota está otimista e entende que o partido pode até fazer mais um na sobra. André Alves destaca que o trabalho que vem sendo feito, e com o apoio a atual administração, é motivo para tal otimismo.
Pré-candidato
Juliandro Coelho, pré-candidato a vereador pelo partido, também participou da entrevista na manhã de hoje na Rádio Araranguá. Disse que sempre participou da política, mas pedindo votos para outros candidatos, mas que agora, com o apoio da família, ele será candidato pela primeira vez.
Vai receber
Araranguá está entre as idades de porte médio de Santa Catarina, que vão receber a cartilha e que já estão recebendo capacitação técnica para o atendimento à população de rua. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família está orientando os municípios neste sentido. A capacitação é online, teve início ontem e prossegue hoje.
Obras
O prefeito de Araranguá Cesar Cesa disse ontem aqui no programa que ainda pretende lançar um novo pacote com R$ 40 milhões em obras de calçamento de ruas. Mas admitiu que continua esbarrando na falta de empresas para as licitações. A nova lei de licitações também tem atrapalhado os planos da administração municipal.
Sem empresas
Numa das licitações em que haviam obras orçadas em R$ 2 milhões, restou deserta, ou seja, nenhuma empresa apareceu para a disputa. Cesar citou outro caso em que uma empresa de Araranguá venceu uma licitação, mas o TCE entendeu que a empresa, que já tem várias obras realizadas, não tinha um balanço condizente.
De fora
Segundo o prefeito, empresas de outros municípios e estados começam a demonstrar interesse em participar das licitações e uma delas já foi chamada como segunda opção para uma das obras.
R$ 10 milhões
Quanto a obra do Bom Pastor, o prefeito afirmou que deverá ter um custo total de R$ 10 milhões. A obra incialmente orçada entre R$ 7 e R$ 8 milhões, acabou tendo valor acrescido, devido a algumas situações. Paredes com rebocos com infiltrações, problemas na parte elétrica e hidráulica, o que levou a refazer tudo, para evitar problemas futuros.
Não negociar
No dia do aniversário da cidade, Cesar disse que “todos devemos ter orgulho de morar em Araranguá. É um privilégio morar aqui e não tem como negociar. Nossa cidade é sim o melhor lugar para morar”, afiançou.
Acordo
Foi fechado o acordo coletivo de trabalho entre os trabalhadores do IMAS e o Sindisaude. Na assembleia os trabalhadores aceitaram a proposta do Instituto Maria Schmitt de reajuste geral de 4,5%, o valor de R$ 25 no vale alimentação, passando de R$ 200 para R$ 225, e a inclusão do aumento no complemento do piso da enfermagem com o reajuste de R$ 149 no salário dos técnicos. Foram 127 votos a favor da proposta do IMAS e 61 contrários. Hoje às 14 horas, seguem as negociações com os demais estabelecimentos.
Hoje tem
A programação dos 144 anos de Araranguá tem noite gospel hoje. A programação tem início as 18h – Show com Andreia da Silva Rosa. Depois segue as 19h – Show com Grupo MAP – Ministério Adoração Profética, 20h – Show com Letícia Prudêncio (The Voice Kids), 21h30m – Show com Banda MOVED, 23h – Show com Kaliel – Igreja Mais de Cristo, fechando as 23:30h – Show Com Edson & Tadeu.
Prorrogação
O deputado estadual José Milton Scheffer comemorou ontem a confirmação do secretário da Fazenda Cleverson Siewert confirmou, da prorrogação da isenção ICMS, na fatura de energia para os hospitais que atendem pelo SUS. Com a prorrogação, a isenção vai até o dia 30 de abril de 2026. Zé Milton vinha trabalhando sente sentido, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde.
Com o governador
O prefeito de Meleiro voltou otimista do encontro que manteve com o governador do Estado Jorginho Mello. Na conversa, além do convite para a Agrimeleiro, o prefeito tratou de pautas de seu município, que não estão esquecidas. Segundo Éder, o governador tem consciência de seus compromissos com Meleiro e que serão cumpridos. Quanto a festa, Éder Matos está convencido de que será a maior já realizada na história.
Emergencial?
A ordem de serviço assinada ontem pelo prefeito do Arroio do Silva Evandro Scaini, deixa claro como a defesa civil do estado trata verbas emergenciais. A garagem da prefeitura veio abaixo durante um temporal com fortes ventos, em 2023. Somente ontem, foi possível assinar a ordem de serviço para a recuperação da garagem, porque a verba chegou somente esta semana. O investimento será de R$ 328.964,28, nada significativo para um estado que bate Record de arrecadação.









