Política Republicanos não muda posição em Araranguá, Cesar assina sexta-feira ordem de serviço para a pavimentação do Acesso Sul e secretaria de Obras corrige problemas no pluvial

Republicanos não muda posição em Araranguá, Cesar assina sexta-feira ordem de serviço para a pavimentação do Acesso Sul e secretaria de Obras corrige problemas no pluvial

19/06/2024 - 11h00

O partido Republicanos de Araranguá mantém a posição de apoio à candidatura de Cesar e Tano à prefeitura de Araranguá. Na manhã de hoje em entrevista à Rádio Araranguá a direção do partido representada por Marco Antônio Mota e André Alves, afirmaram que nada muda em relação a posição.

Novo comando

Segundo ambos, o fato de o deputado federal Jorge Goetten ter assumido a presidência do partido em nível estadual, não influencia na posição do partido em Araranguá. Mesmo que o deputado tenha vindo do PL para o Republicanos, já veio com a determinação de que acordos fechados para esta eleição municipal deverão ser honrados.

Isolado

Mas André Alves e Motinha, admitem que o ex-governador Carlos Moisés ficou isolado. Ele que era o presidente acabou perdendo o cargo e deve ficar isolado com a proximidade do partido com o PL de Jorginho Mello. A tendência é que Carlos Moisés seja candidato a deputado federal, mas por outro partido.

Ordem de serviço

O prefeito Cesar Antônio Cesa assina sexta-feira a ordem de serviço para a pavimentação com asfalto do chamado Acesso Sul ao Balneário Arroio do Silva. A licitação da obra já havia sido antecipada, e o prefeito esperava apenas a liberação das duas emendas do deputado estadual Thiago Zilli, para dar a ordem para o início da obra. O asfalto seguirá de onde parou, até a divisa com o balneário Arroio do Silva.

Emendas

A obra foi dividida em dois trechos, e serão utilizados recursos de duas emendas do deputado. Uma de R$ 2,5 milhões e outra de R$ 2 milhões. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço está marcada para as 10h30min da próxima sexta feira, no gabinete do prefeito.

Pedido antigo

Com a obra, o bairro Santa Catarina recebe uma obra que está pedindo anos a fio. A comunidade sempre pediu o asfalto, mas só foi atendida, em parte, no governo do ex-prefeito Sandro Maciel, quando o asfalto foi feito da lateral da BR-101, até onde está hoje. Depois, o assunto ficou esquecido, e somente era lembrado em anos de eleição. Agora, o prefeito Cesar entendeu a importância da obra e conseguiu as duas emendas com o deputado estadual Thiago Zilli e decidiu fazer a obra.

Caçamba

Mas para ir até a Praia da Caçamba no Arroio do Silva em cima de asfalto, será preciso que o prefeito Evandro Scaini consiga retomar a obra em seu município. A parte de Araranguá estará concluída quando as duas etapas da obra estiveram prontas.

Investimento

A secretaria de Obras de Araranguá vem trabalhando no sentido de resolver problemas na rede pluvial em vários pontos da cidade. As constantes infiltrações nos tubos, vem fazendo com que asfalto e lajotas cedam, provocando buracos em profusão. Em alguns pontos, este sendo necessária a retirada e a troca da tubulação, o que demanda mais tempo de resposta. Segundo o secretário de obras Odilon Pietchs, estão em andamento obras neste sentido nos bairros, Alto Feliz, Centro Cívico, Cidade Alta, Nova Divinéia, Industrial, Jardim Cibele, Lagoão, Mato Alto, Operária, Santa Bárbara, Arapongas, Coloninha, Jardim das Avenidas, Barranca, Centro, Urussanguinha, Vila São José, Parque Alvorada e Polícia Rodoviária. Segundo o secretário são mais de 90 ruas recebendo esta atenção.

Ampliando

Mas para resolver de vez outros problemas pontuais, a secretaria de Obras também trabalha para ampliar a drenagem em áreas onde o desenvolvimento urbano está em crescimento. Tais ações seriam para evitar alagamentos durante enchentes, que vem se tornando mais frequentes.