Política Sem energia e gás AMESC não cresce, Evandro no PP com Lei do Mar Azul de vice nas próximas eleições e Jair Anastácio negocia filiação com o PSD

Sem energia e gás AMESC não cresce, Evandro no PP com Lei do Mar Azul de vice nas próximas eleições e Jair Anastácio negocia filiação com o PSD

28/03/2024 - 10h11

O empresário Beto Sasso da ACIVA retratou exatamente o que está impedindo o crescimento de Araranguá e região, em entrevista ontem no programa Dia a Dia. Em Araranguá, não temos energia elétrica em quantidade e qualidade e nem gás natural. Com a falta de energia e gás natural, fica impossível atrair grandes indústrias para a cidade.

Encaminhamento

Ante a situação, a ACIVA está chamando todos os empresários, prefeitos, vereadores e entidades representativas da sociedade, para uma reunião no próximo dia 10 de abril na sede da Celesc, em Florianópolis. No encontro será feita a cobrança sobre uma subestação que está projetada para ser construída em Araranguá e que aumentaria em 50% da nossa capacidade de energia elétrica. O projeto, que já foi apresentado a ACIVA no governo anterior, acabou não saindo do papel e é necessário para a vinda de novas indústrias para a cidade e para a região.

Outra luta

Já em relação ao gás natural, a SC Gás deixou claro no governo anterior que primeiro é preciso apresentar a demanda, para depois fazer o investimento em novas redes. Assim, primeiro seria necessário ter as empresas que vão consumir o gás, para depois a SC Gás expandir a rede e trazer o gás natural até Araranguá, ou qualquer outro município de nossa região. Uma reunião deverá ser marcada para retomar esse assunto, uma vez que com a mudança de governo, talvez haja mudança em relação a posição anterior.

Existem indústrias

Em recente entrevista aqui no programa, o prefeito Cesar Cesa revelou que existem indústrias interessadas em vir para Araranguá. É o caso de uma empresa do setor de calçados que está acertando a vinda para Araranguá. Mas em relação a indústrias que precisam de energia de qualidade, não é possível, sem que a subestação prometida pela Celesc seja construída e que entre em operação.

Sem concorrência

A situação nos coloca fora de qualquer possibilidade de concorrer com municípios, como Içara, que tem hoje um dos maiores parques industriais do Sul do Estado. Com energia de qualidade e gás natural, o município se torna atrativo. No caso de Araranguá e de nossa região, sem energia e sem gás natural, ficamos para trás sem novos investimentos. O mais triste em tudo isso é saber que somos 15 municípios e que contribuímos decisivamente para aumentar a bolo da arrecadação estadual e federal, só que a recíproca não tem sido verdadeira. Ou seja, o dinheiro de nossos impostos só vai, não volta em investimentos que possam gerar emprego e renda a nossos cidadãos. Inverter essa ordem é palavra de ordem.

Evandro no PP

O prefeito do Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, assinou ficha de filiação com o PP. Ele conversou com a família e com o deputado estadual José Milton Scheffer, antes de tomar sua decisão. Como Zé Milton deve ser candidato a deputado federal, abre-se uma vaga no PP para uma candidatura de nossa região a deputado estadual, que Evandro deve ocupar. Ele desconversa, ao firmar que “Minha decisão foi pensando no Arroio do Silva, uma vez que tenho encontrado respaldo em nossos pedidos para a nossa cidade”.

Vice definido

Outro anúncio feito na manhã de hoje é que o atual secretário de Obras e vereador, Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul, será seu candidato a vice nas próximas eleições. Mas haverá uma divisão em seu grupo de apoio, uma vez que uma parte vai para o PP e outra para o PSD.

Mudança

O vereador de Araranguá, Jair Anastácio, deve deixar o PT. O partido estaria com dificuldades em formar uma nominata de pré-candidatos a vereador com densidade eleitoral capaz de atingir legenda. O vereador estuda possibilidades, mas estaria em conversa adiantada com o PSD.

Segurança

Foi extremamente produtiva a reunião entre empresários do setor de transportes de cargas e indústria com as policias Civil e Militar e o poder público municipal. Os empresários mostraram insatisfação em relação aos furtos de módulos em caminhões e arrombamento em estabelecimentos que trabalham diretamente com caminhões. As respostas foram positivas e as respostas foram diferentes de outros encontros sobre o tema segurança que já participei em Araranguá. Nos outros encontros, os órgãos de segurança demonstraram mais preocupação em apresentar números favoráveis de ocorrências do que apresentar ações, ou possíveis soluções.

Mudança

A mudança foi exatamente no sentido de que tanto as policias Civil e Militar, quanto a administração municipal, deram as mãos, para entender a angústia dos empresários e buscar soluções, cada qual dentro de suas atribuições. A Polícia Militar admitiu que sempre é possível melhorar o serviço prestado, ouvindo o anseio dos empresários. A Polícia Civil empreendendo investigações, que, segundo o delegado Regional Diego de Haro estão adiantadas. A prefeitura, se colocando à disposição para investir no que for preciso, como iluminação, construção de uma guarita, e até a compra de viatura.

Outro exemplo

Também em relação à segurança pública, outra resposta dada à população foi a entrevista coletiva na ACIVA, onde ACIVA, CDL, secretaria de Assistência Social e secretaria municipal Saúde de Araranguá, Polícia Militar e Polícia Civil, apresentaram os números de uma ação de abordagem a drogados e moradores de rua. Também neste caso houve a união de esforços em benefício da segurança dos cidadãos. Por óbvio, que se o crime é organizado, a sociedade também precisa de organizar.

Investimentos

Nos dois encontros, também ficou clara a necessidade de novos investimentos pela secretaria estadual da Segurança Pública em efetivo policial e condições de trabalho, tanto na Polícia Militar, quanto na Polícia Civil.

Levantados aqui

Nos dois casos de segurança pública retratados aqui, ponto comum é que foram levantados pela Rádio Araranguá. A emissora continua sendo a voz da população, sempre cobrando das autoridades as possíveis soluções.