Política Situação controlada em Araranguá, mas SC-447 não dá passagem entre Meleiro e Araranguá e Câmara aprova dois anteprojetos

Situação controlada em Araranguá, mas SC-447 não dá passagem entre Meleiro e Araranguá e Câmara aprova dois anteprojetos

18/06/2024 - 10h21

Situação

Mesmo após as chuvas intensas do final de semana e de ontem, o rio Araranguá está tranquilo. Agora pela manhã a água não estava nem chegando na régua ao lado do atracadouro da escuna Capitão dos Mares. A comporta da Barranca teve que ser fechada ainda na madrugada de domingo e ontem, mais uma vez a SC 447 entre Araranguá e Meleiro foi inundada pelas águas e não dava passagem aos veículos.

Estragos

Em Sombrio ontem a prefeito Gislaine Cunha chamou a Defesa Civil para avaliar os estragos feitos pelas cheias em seu município. A prefeita determinou que seja feito um planejamento identificando as áreas alagadas, buscando possíveis soluções para os problemas.

Sonoridade

O vereador Samuel Duarte Nunes aprovou na sessão de ontem na Câmara de Vereadores de Araranguá, anteprojeto de lei sobre sonoridade nas escolas. O vereador sugere que as conhecidas sirenes sejam trocadas por outro tipo de aviso de final de período nas escolas, para beneficiar alunos autistas. Samuca afirma ter recebido o pedido de pais de alunos autistas, cujos filhos já tiveram crises, devido ao forte barulho das sirenes nas escolas.

Destino correto

Outro anteprojeto aprovado ontem, foi de autoria do vereador Jair Anastácio. A proposta do vereador é que o município instaure o programa destino certo, para restos de limpeza feitos nas residências em Araranguá. O vereador reconhece que não é atribuição da prefeitura dar um destino final este tipo de lixo, mas entende que a prefeitura poderia estabelecer dias e horários para recolher restos de arvores, mato e até móveis que já não servem mais.

São Cristóvão

O padre Daniel Zilli foi a Câmara ontem a convite do vereador Douglas Michels, para falar sobre a festa de São Cristóvão. O padre convidou os vereadores e a população regional para a festa que está em sua 45ª edição. Segundo Daniel, a festa está a cada ano ficando mais regionalizada com a participação efetiva, principalmente de agricultores e caminhoneiros que vem participando da benção das chaves e do desfile de máquinas. Entre as atrações da festa está o encontro de carros antigos.

Homenagem

O empresário Jose Eckert, da Jazida Eckert, recebeu homenagem na Câmara ontem. Através de proposição do vereador José Carlos da Rosa, o Neno Fontoura, o empresário recebeu o título de cidadão honorário de Araranguá. Jose Eckert agradeceu as manifestações dos vereadores, que elogiaram sua postura como empresário e desportista e ficou emocionado com a homenagem.

Ordens de serviço

O prefeito Cesar Cesa assina ordem de serviço para o calçamento de mais uma rua e da reforma da praça Cesário Cibien no bairro cidade alta. Amanhã as 10h em seu gabinete o prefeito libera para o início de obras de calçamento para as ruas Agenor Joaquim de Matos e para a reforma da praça do bairro Cidade Alta.

Produtiva

Foi produtiva a reunião realizada ontem na sede da ACIVA para tratar do fechamento d agencia da receita federal em Araranguá. Segundo o que foi decidido, a ideia inicial é ampliar a mobilização e buscar apoio dos parlamentares que representam o sul do estado. Uma nova reunião já ficou agendada para o próximo dia 24, as 14h, na Aciva.