Política UAMA define realização da OLIBAR 2025, Assistência Social vai intensificar ação com moradores de rua, vias laterais da BR-101 passam a sentido único a partir de hoje e acesso Sul Araranguá espera camada de asfalto

UAMA define realização da OLIBAR 2025, Assistência Social vai intensificar ação com moradores de rua, vias laterais da BR-101 passam a sentido único a partir de hoje e acesso Sul Araranguá espera camada de asfalto

11/06/2025 - 11h13

Reunião na fria noite desta terça-feira, 11, no centro comunitário do bairro Mato Alto, serviu para que os presidentes de associações de moradores definissem pela realização da Olimpíada dos Bairros. A disputa que acontece de dois em dois anos, neste será em outubro. A UAMA. União das Associações de Moradores de Araranguá, coordena a edição 2025 do evento.

Como será

Segundo o presidente da UAMA Eduardo Merêncio, o Chico, 10 presidentes de associações estiveram presentes na reunião, mas 11 associações confirmaram presença na OLIBAR. Serão 17 modalidades a serem disputadas na competição, com duas novidades. A corrida rústica, que retorna, e as categorias de base de futsal, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. A modalidade será em forma de torneio realizado, provavelmente num só dia.

Definições

Segundo Eduardo Merêncio, algumas definições ainda serão tomadas em futuras reuniões, bem como adequações em modalidades. Algumas associações ainda podem decidir por participar da OLIBAR. Mas a data da realização já ficou definida. A OLIBAR acontecerá de 18 a 26 de outubro.

Na rua

Comitê gestor intersetorial para acompanhamento da Política de Atendimento à População em situação de rua. Houve decisão de ação conjunta com a participação das áreas de Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.

Atendimentos

Os atendimentos feitos pelo CREAS, também foram informados e discutidos na reunião, como: encaminhamentos para emissão de documentos, contato com familiares, apoio à saúde, tratamento para dependência química e inclusão no mercado de trabalho.

Drogados

Na verdade Araranguá não tem morador de rua, ou em situação de rua. Temos drogados em nossas ruas que vem, cada vez mais, invadindo nossas praças, espaços públicos e prejudicando nossos comerciantes. A situação precisa ser enfrentada de forma a não permitir o crescimento populacional de drogados em nossa cidade. Campanha de não dar esmolas e ações conjuntas para retirar das ruas, a exemplo que já vem acontecendo em alguns estados e municípios. Caso contrário, estamos enxugando gelo.

Sentido único

A partir de hoje, o tráfego nas marginais da BR-101 em Maracajá passa ser sentido único. Assim não será mais possível andar em duas mãos nas laterais da rodovia, como de costume. A mudança ocorre, mesmo com a reação de empresários e população contra a medida. Entretanto, a CCR ViaCosteira informa que a mão única ocorrerá entre os kms 397 e 400, entrada Sul e Norte do município de Maracajá.

Acesso Sul

As obras do acesso Sul ao Balneário Arroio do Silva nos limites de Araranguá estão à espera da primeira camada de asfalto. Na manhã desta quarta-feira, 11, ouvintes da Rádio Araranguá estranharam o fato de as máquinas da empresa SETEP terem abandonado o trecho. A resposta do secretário de Obras, Odilon Pietsch, foi que a empresa já teria terminado seu trabalho, a parte de terraplenagem, inclusive com a imprimação. Ainda segundo o secretário, esta semana devem chegar os equipamentos para fazer a capa asfáltica.

Não vai resolver

Projeto aprovado na ALESC sobre o trânsito de Máquinas agrícolas em estradas estaduais, não deve resolver o problema da maioria dos agricultores.

O que diz o projeto

O projeto do deputado Altair Silva, determina que rodovias estaduais que perpassam áreas de produção preponderantemente agrícola devem ser sinalizadas com placas de alerta informando sobre a existência de local de cruzamento ou de trânsito eventual de tratores e máquinas. Além disso, esses veículos devem estar devidamente sinalizados e transitar com escolta de veículo de acompanhamento. O problema é o custo das escoltas e saber se haverá polícia suficiente para atender a demanda.