FAMA será extinta e possível falta de óleo diesel foi motivo de reunião na prefeitura de Araranguá
A Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) será extinta, e deverá se transformar em uma diretoria de Meio Ambiente, ligada a uma secretaria, que pode ser da Agricultura, ou Obras, ou ainda pode passar a ter status de secretaria municipal de Meio Ambiente. A FAMA, foi instituída pela Lei Municipal nº 2.608, de 21 de dezembro de 2007, ainda no governo do prefeito Primo Menegalli.
Motivo da criação
Na época, a demora em licenças ambientais, sobre novos loteamentos e outros empreendimentos, dependiam de licenças da FATIMA, que era o órgão ambiental do Estado. Como não havia uma estrutura eficiente para atender a demanda de todo o Estado, as licenças para novos empreendimentos costumavam demorar, mais que o necessário e era um entrave a novos investimentos privados no município.
Melhorou
A partir da implantação da FAMA, tais licenças começaram a ser expedidas com mais rapidez e eficiência, e desatou um nó que havia no município. Mas, além de licenças ambientais, o órgão também teve participação ativa na defesa do meio ambiente, criando programas de reflorestamento, distribuição de mudas de árvores e de limpeza do rio Araranguá uma vez por ano, entre ouras ações.
Estrutura
Acontece que desde a sua criação, a FAMA precisava de mais estrutura para continuar a expedir licenças ambientais mais importantes. Existe uma classificação, que o órgão não atingiu, mas continuou o seu trabalho. O que mudou, é que neste momento, o Ministério Público impediu a FAMA de expedir licenças ambientais, sem que a estrutura adequada seja implantada.
Decisão
A opção do prefeito Cesar Cesa, foi de extinguir a FAMA, mas manter o atendimento a questões do meio ambiente, através de uma diretoria, ou secretaria de meio ambiente, o que ainda está em estudo.
Custos
O custo anual para o funcionamento da FAMA, é de algo em torno dos R$ 700 mil e teria que ser acrescido, aumentando a equipe de trabalho. Outro fato que contribui para a decisão, é que o MPF, vem questionando, e até, em alguns casos, não aceitando, licenças ambientais concedida pela FAMA.
O que muda
Sendo transformada em diretoria, ou secretaria, a FAMA terá restringida sua área de licenças ambientais, e licenças de novos empreendimentos. Passará a depender de licenças ambientais do IMA, que hoje é o órgão ambiental do governo do Estado.
Óleo Diesel
A guerra entre os EUA e o Irã, que já envolve outros países, começa a refletir no mundo e no Brasil não é diferente. O setor de transporte já tem recebido aumentos sucessivos no preço do óleo diesel, e a informação é sobre a possibilidade de desabastecimento de diesel e gasolina. Na manhã de hoje, o diesel pago pelo setor de transportes aqui na região estava em R$ 7,29, o S500, e R$ 7,39, o S10.
Refletiu na prefeitura
Na prefeitura de Araranguá, cuja frota de várias secretarias que prestam serviços à população, têm máquinas e caminhões, cujo combustível é o óleo diesel, passou a preocupar. Tanto que na tarde de hoje o prefeito Cesar chamou uma reunião com alguns secretários, para discutir a situação. Na verdade, as prefeituras, como um todos, podem colapsar seu atendimento à população, caso falte mesmo óleo diesel. Isto seria um verdadeiro caos no país inteiro e está tirando o sono, principalmente dos prefeitos.
Atingir os cidadãos
No caso da gasolina, atingiria toda a população, que utiliza seus veículos para trabalhar ou deslocamento de outra natureza. No Brasil, temos o Etanol, mas parte da frota não é Flex, além do que, o país não tem oferta suficiente para atender a demanda.









