Política ACIVA recebe hoje o senador Jorge Seiff, e PL de Araranguá avisa que definição para a eleição continua em aberto

ACIVA recebe hoje o senador Jorge Seiff, e PL de Araranguá avisa que definição para a eleição continua em aberto

25/01/2024 - 10h18

Encontro I

A ACIVA recebe nesta quinta-feira, 25, a visita do Senador Jorge Seif (PL) em sua sede, às 17 horas. Em pauta a reforma tributária recentemente aprovada no congresso nacional. A presença do senador aqui em Araranguá é uma excelente oportunidade para que os empresários da região possam tirar algumas dúvidas que pairam sobre a reforma.

Encontro II

A noite, o senador e sua esposa participam do encontro das famílias de direita no auditório da churrascaria Espetão, que terá ainda a participação dos deputados Jessé Lopes e Stenner Sorato e suas respectivas esposas.

Em aberto

A presidente do PL de Araranguá Andressa Ribeiro disse ontem no programa, que tudo ainda está em aberto, em relação a posição do partido para as eleições municipais. Recentemente o partido conversou com o MDB, mas nada ficou acertado em definitivo. Disse que da mesma forma como houve conversas com o PP, o MDB agora também foi ouvido. Andreza foi clara ao afirmar, mais uma vez, que o PL só não conversa, nem aceita estar junto com o PT, devido a diferenças ideológicas.

Governador

Ela também disse que o governador Jorginho Melo será consultado, antes de bater o martelo e que tudo ainda pode acontecer, inclusive o PL ir de chapa pura para as eleições municipais.

Discutindo politica

O PL de Meleiro discutiu na noite dessa quarta-feira, 24, as eleições municipais. O encontro realizado pelo prefeito Éder Matos, serviu para avaliar o atual quadro e projetar as possibilidades do PL nas próximas eleições em Meleiro. Foram mais de duzentos participantes que receberam um questionário sobre as eleições e que responderam sobre suas expectativas. O prefeito Éder Matos saiu do encontro bastante otimista em relação as eleições municipais. “O PL sairá muito vencedor das próximas eleições”, afiançou.

A espera

Na prefeitura de Araranguá algumas licitações que deveriam ter sido feitas no ano passado, ficaram para este ano. As muitas obras e licitações no final do ano que passou, levou a administração municipal a uma situação de adiar algumas obras e ações já anunciadas. É o caso da iluminação pública, que passou por todo o processo exigido pelo T C E para estabelecer uma parceria público privada.

Led

A proposta, que já é realidade em alguns municípios do estado, entrega a iluminação pública à iniciativa privada por tempo determinado, que se responsabiliza por trocar toda a iluminação existente, por LED. A proposta amarra outras situações, como uma central em que se uma lâmpada apresentar problema, é trocada praticamente de forma imediata em que pontos da cidade poderão receber iluminações especiais e será possível até diminuir ou aumentar a intensidade da iluminação pública.

Sem aumento

Pelo que ficou claro na apresentação da proposta no ano passado, não haveria aumento na taxa de iluminação pública, por conta da parceria.

A espera

A documentação está pronta e a licitação também, apenas a espera para ser lançada. Segundo o secretário de administração Rony da Silva, ainda será necessário aguardar a abertura do orçamento 2024 e a retomada das licitações. Claro que também será necessário ouvir o prefeito Cesar sobre lançar a licitação, mas a julgar pelo que já ouvimos dele sobre o assunto, é apenas uma questão de tempo.

Balsa parada

A balsa que faz a travessia do Rio Araranguá entre o Distrito de Hercílio Luz e o Morro dos Conventos, paralisa as atividades na manhã de hoje. Segundo Sandro Xavier do DEMUTRAN, as atividades paralisam das 8h30min às 12h30min. Enquanto alguns reparos serão feitos na balsa, os aquaviários estarão em adestramento para tratar sobre a legislação marítima. A previsão de retorno da travessia é a partir das 12h30min.

Avançou

Sugestão do vereador Nelson Soares na câmara de vereadores de Araranguá, passou a ser colocada em prática, em parte pelo DEMUTRAN. Pela sugestão do vereador através de indicação, o estacionamento rotativo deveria dar a oportunidade de pagamento através de cartão, ou PIX. O DEMUTRAN passou a receber o pagamento de multas ou a compra de cartões, em sua sede, na prefeitura, com o pagamento através de PIX. Mas a tecnologia ainda não chegou as ruas e os monitores ainda não podem receber por PIX, apenas em dinheiro vivo.

Facilitaria

Na verdade, o pagamento do rotativo com PIX facilitaria e muito a vida dos cidadãos. Hoje praticamente não se usa dinheiro, e sim o cartão, ou PIX. Também é preciso levar em consideração que o troco é sempre um problema para recebimentos em dinheiro. Possível é, a tecnologia está aí para ser usada, e se usada em benefício do contribuinte, melhor.