
Araranguá estuda transporte coletivo urbano gratuito e licitação da iluminação pública sai nos próximos dias
Por determinação do prefeito Cesar Cesa, a procuradoria do município está finalizando estudo para implantar o transporte gratuito em Araranguá. Segundo o procurador geral, Dr Daniel Menezes, o estudo está em fase final de levantamento de custos. Hoje a prefeitura recebe do governo do Estado, subsídio para o transporte de escolares da rede estadual. A prefeitura também já paga o transporte dos escolares da rede municipal de ensino. O estudo, vai dizer quanto mais a prefeitura terá que pagar, para que além do transporte escolar, os cidadãos também possam ser transportados de graça.
Vai além
A proposta vai além, uma vez que não se trata de uma concessão, mas de um contrato, pelo qual a prefeitura vai licitar e a empresa vencedora, vai obedecer ao que a prefeitura determinar. Assim será possível mudar roteiros, horários e ir adaptando, conforme a necessidade. Pelo que está em estudo, também será possível a utilização de micro-ônibus, vans e até automóveis, no transporte coletivo urbano do município.
Prazo
Segundo o procurador, até dezembro, a situação deve estar definida. Até porque, a empresa Viação Cidade deve continuar atuando no transporte coletivo urbano da cidade, até janeiro do ano que vem.
Iluminação
Enquanto aguarda a finalização do edital de licitação da iluminação pública, a prefeitura de Araranguá vem fazendo algumas implantações em led na cidade. A última foi na rua Criciúma, no Morro dos Conventos. O edital, deve ser lançado nos próximos dias.
Granizo
Nossa região foi atingida por um temporal com chuva forte, vento e granizo no início da noite de ontem. Os municípios mais atingidos foram, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Balneário Gaivota. Segundo dados de ontem da Defesa Civil de São João do Sul ontem, algo em torno de cem residências ficaram destelhadas.
Araranguá
Em Araranguá a Defesa Civil precisou socorrer famílias com lonas devido à queda de granizo. Dê acordo com o coordenador da Defesa Civil de Araranguá, Afrânio Ronconi, não foi tão grave como em outros municípios, mas em Araranguá também houve socorro a famílias na região do Caverazinho, que tiveram casas destelhadas.
São João do Sul
Em São João do Sul, Diego Mello responsável pela Defesa Civil do município estava ontem com sua equipe trabalhando no socorro as famílias atingidas. Segundo ele, o quartel dos Bombeiros e a garagem da prefeitura foram usados para a distribuição de lonas. Muitas famílias tiveram telhas quebradas.
Balneário Gaivota
Em Balneário Gaivota, segundo relato de moradores que tiveram suas casas atingidas, as pedras eram do tamanho de um ovo de galinha. Numa primeira avaliação, mais de 100 casas foram atingidas pela tempestade, com perdas dos telhados e algumas famílias tiveram que se refugiar em casa de parentes e nas escolas, que foram abertas para atender aos desabrigados. Mas numa atualização ao final dos trabalhos na madrugada, passou de cem, uma vez que mais de 250 lonas plásticas entregues aos moradores, o que sugere que o estrago foi maior do que se imaginava.
Aulas suspensas
Em decorrência dos estragos causados pelo temporal de granizo, três instituições de ensino de Balneário Gaivota tiveram danos em seus telhados e as aulas tiveram que ser suspensas nesta quinta-feira, 24. São elas:
– Escola Albino Bernardino de Mello, em Rua Nova;
– CEI Pingo de Gente de Lagoa de Fora;
– CEI Tia Benta, na região central de Balneário Gaivota.