Política Barranca terá maria fumaça e lideranças política do Arroio se filiaram ao PL

Barranca terá maria fumaça e lideranças política do Arroio se filiaram ao PL

29/11/2023 - 10h01

O bairro Barranca em Araranguá está próximo de ganhar mais um atrativo no setor turístico. Logo no início de sua administração, o prefeito Cesar Cesa anunciou que iria atrás de uma maria fumaça para o bairro Barranca. A intenção era instalar ali uma atração temática, devido ao fato de o bairro ter recebido a linha de trem durante muitos anos. Era por ali que chegavam as mercadorias para a cidade.

Documentação

Mas as exigências são muitas e o caminho foi longo para conseguir reunir toda a documentação necessária. Mas ontem, o prefeito assinou a última documentação necessária para o termo de doação de uma locomotiva. Trata-se de uma locomotiva a vapor, modelo Santa Fé, produzida em 1937, doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A finalidade é a implantação de um memorial para preservar o patrimônio cultural ferroviário.

Equipamentos

Assim, o bairro Barranca que já tem a escuna Capitão dos Mares e pedalinhos no rio Araranguá, passará a ter uma Maria Fumaça, resgatando sua história.

Geração de energia

Um protocolo de intenções assinado entre o governo do Estado e a Celesc Geração SA terá a missão de buscar novas possibilidades de geração. O governo quer que a Celesc faça estudos para ver a viabilidade de instalar geradores de energia elétrica em barragens em todo o Estado. O governo considera com potencial hidrelétricos as barragens de contenção de cheias do Sul, em Ituporanga, Oeste em Taió e Norte, em José Boiteux. Se os estudos apontarem viabilidade, a Celesc fará as adequações necessárias e os investimentos, além de passar a operar as barragens.

Aumento

Depois de querer aumentar o repasse da prefeitura para a Câmara de Vereadores do Arroio do Silva, o presidente do legislativo prepara um aumento para os vereadores. A intenção é igualar o salário dos vereadores com os dos secretários da administração municipal. O projeto está na gaveta esperando a hora certa para ser votado e aprovado pelos vereadores. Claro que só vale para a próxima legislatura, mas será um aumento considerável, muito melhor do que poderiam ganhar caminhoneiros, que foram chamados de vagabundos na tribuna pelo atual presidente.

Recursos

Vereador Jair Anastácio está em Brasília, onde busca recursos para Araranguá, além de manter contatos e abrir portas a seu mandato. Já a vereadora Lena Périco, que também está em Brasília na busca de recursos, já anunciou uma emenda de R$ 900 mil, além de ter a oportunidade de conhecer a capital federal.

Fichas assinadas

A noite de ontem foi de movimentação política em Florianópolis. O governador do Estado Jorginho Mello assinou fichas de filiação ao PL de diversas lideranças do Estado. De nossa região o vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatan Coelho e o empresário do Balneário Arroio do Silva, Jairo Borges, foram filiados. Do Arroio do Silva ainda assinaram ficha de filiação ao PL, Rosana Caetano, irmã do atual vereador Evaldo Caetano e seus irmãos, e ex-vereadores Heraldo Caetano e Everaldo Caetano, além de Jorge de Souza, da reserva da Polícia Ambiental e morador de Arroio do Silva.

Operação

A operação Mercadores da morte, desencadeada ontem em Florianópolis e Criciúma, é apenas uma ponta do lençol que precisa ser levantado em relação ao setor funerário como um todo. Pelo que foi apurado até agora, sobraram crimes, faltou respeito aos cidadãos e seus entes queridos.