Política CDL de Araranguá apresenta hoje a programação em comemoração aos seus 55 anos

CDL de Araranguá apresenta hoje a programação em comemoração aos seus 55 anos

22/03/2023 - 11h08

A CDL de Araranguá apresenta hoje às 17h, em seu auditório, a programação de comemoração dos 55 anos da entidade. Segundo já antecipou no programa Dia a Dia o presidente Everaldo Apolinário, não será apenas uma festa, mas vários eventos que acontecerão gradativamente. “Afinal não é todo o dia que se comemora 55 anos de existência”, sentenciou.

CIS AMESC

O Consórcio CIS\AMESC, apresentou ontem seu balanço bimestral. Depois de uma situação de falência, que ainda não ficou bem esclarecida, o consórcio demonstra que começa a dar sinais de recuperação. A apresentação do administrador, Marcos Leandro Gomes, e do advogado André Fernandes Coelho, mostrou um saldo positivo, com total pago de R$ 3.940.359,00, restando R$ 1.440.149,45 em dívidas com os fornecedores.

Parceria

A parceria dos prefeitos foi enfatizada pelo presidente do CIS AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Rosa. Ele também ressaltou a luta para reorganizar e equacionar o CIS\AMESC, que já tem projeção de realizar atendimentos e ampliar a receita para quitação das dívidas, diante do cenário de credibilidade que já teria atingido.

GEOPARQUE

Representantes do Geoparque Mundial da UNESCO, Caminhos dos Cânions do Sul, estiveram na tarde de ontem em reunião com o secretário de Estado do Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, com a deputada federal, Júlia Zanatta, com o senador, Jorge Seif e com a secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, na Secretaria Estadual de Turismo, em Florianópolis, para tratar da parceria entre o Geoparque e o Governo do Estado.

Pauta

O principal assunto da reunião, foi consolidar ainda mais a parceria entre o Geoparque e o governo do Estado, além de solicitar apoio para projetos importantes ao desenvolvimento do turismo sustentável no território. Também foi apresentado o Geoparque e mostrada a importância desse incentivo ao turismo no Sul de Santa Catarina.

Páscoa

As rótulas do Balneário Arroio do Silva estão recebendo decoração especial alusiva à Páscoa. Assim, quem está no trânsito, observa desde coelhinhos, casinhas e ovos de Páscoa, que fazem parte da decoração.

Ordens de serviço

Mais ordens de serviço para calçamento de ruas foram assinadas ontem na prefeitura do Arroio do Silva. Conforme já havia antecipado no programa Dia a Dia, da última segunda-feira, o prefeito em exercício Carlos Scarsanela, as obras continuam avançando. Foram assinadas as ordens de serviço para a pavimentação, com lajotas, em trechos das ruas Celso Bertoncini, Aristides Fernandes e Manoel C. Filho. Também mais uma etapa da Avenida Salmi Paladini, que será o assentamento de guia meio-fio – com extensão de 420 metros, no trecho compreendido entre a Avenida Barriga Verde e a rua Renata Costa.

Aniversário

Araranguá vai comemorar seus 143 anos com festa e inauguração da Arena Poliesportiva. Ontem, foi divulgado o restante da programação com dois shows nacionais. Munhoz e Mariano e Thaeme e Thiago. Nos dois shows haverá a abertura com bandas locais. A festa será na Avenida XV de novembro, em frente ao Estádio Municipal (Arena Poliesportiva).

Programação

A programação começa na sexta-feira, 31, com a abertura oficial e shows regionais. No dia primeiro de abril, sábado, a inauguração da arena terá o jogo entre Araranguá e Figueirense, com ex-atletas que disputaram a Copa Santa Catarina, em que o AEC foi campeão, e convidados especiais. A noite ainda reserva o show com Munhoz e Mariano. No dia dois de abril, domingo, tem o show com Thaeme e Thiago. De sexta a domingo, haverá praça de alimentação, encontro de carros antigos e exposições.

Dengue

Maracajá se mobiliza para divulgar as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A ação parte da vigilância epidemiológica com a secretaria de Saúde. A diretora de Saúde, Michele Gonçalves, entende que a colaboração da comunidade é decisiva para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Maracajá já registrou sete focos do mosquito entre 2022 e 2023. Dois destes casos foram identificados este ano. Para a diretora de Saúde, os números já servem de alerta para mobilizar a população contra o mosquito da dengue.

Cuidados

Mas claro que o problema não se restringe a Maracajá, uma vez que o Estado também está mobilizado com campanhas de alerta à população. As campanhas geralmente alertam para os cuidados que se pode ter para evitar que o mosquito da dengue possa procriar. Para impedir que o Aedes Aegypti se reproduza, deve-se evitar deixar água parada, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, calhas, caixas d’água e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa.