Ciclovia teve empresa desclassificada da licitação, obras da Serra da Rocinha e Faxinal serão inauguradas em breve e Clailton Oliveira não será candidato a deputado Estadual
Ciclovia
A obra da ciclovia, entre Araranguá ao Arroio do Silva enfrenta mais um problema. Nos encaminhamentos do governo do Estado, a empresa vencedora da licitação apresentou problemas na documentação e foi desclassificada. O governo estuda a possibilidade de chamar a segunda colocada no certame. Mas terá que esperar os prazos estipulados no edital, para que a empresa Fórmula Engenharia apresente suas contestações. A empresa venceu a licitação com uma proposta de R$ 8.789.453,45, para realizar a obra.
Chama atenção
O baixo preço apresentado pela empresa para vencer a licitação, chama a atenção. Uma obra estimada pelo governo em R$ 12 milhões, foi arrematada por R$ 8.789.453,45, bem abaixo. Outra situação é a obra da avenida de acesso a Maracajá, que a empresa executou e que apresenta problemas. O asfalto simplesmente derrete em alguns pontos.
Entraves
Na verdade, a obra foi desengavetada ainda no governo de Raimundo Colombo. Passou pelo governo de Carlos Moisés, e chegou ao governo de Jorginho Mello. Aconteceu de tudo, inclusive, não prever que os postes teriam que ser recuados no acostamento da rodovia SC 447, para dar espaço a construção da ciclovia, ainda no governo de Carlos Moisés. O governo de então, terminou e a obra voltou à estaca zero. A mobilização da população estimulada por nossa representação política, recolocou a obra no radar do governo. Enfim, foram tantas idas e vindas, que agora, com o compromisso assumido pelo governador, Jorginho Mello, a obra finalmente estava em vias de ter a Ordem de Serviço assinada. Mas, agora este novo entrave, a documentação da empresa Fórmula Engenharia é o novo obstáculo a transpor.
Problemas
O que se observa é que em várias situações, o grupo gestor do governo do Estado, não vem dando conta de abrir licitações e concluir o processo com sucesso. Muitas reclamações, inclusive relacionadas a processos licitatórios, de obras em convênio com os municípios, devido a morosidade de processos e pedido de documentações, que já foram enviadas. Claro, que vários processos também foram concluídos, as obras começaram, mas as empresas vencedoras paralisaram obras em busca de realinhamento de preços. São problemas, que nem a modernidade dos processos, conseguiu resolver.
Fase final
Para não dizer que não falei de flores, um excelente exemplo de obra que foi retomada, e que está em fase final e deve ser inaugurada este ano, é a Serra do Faxinal. Depois de tantas enrolações, o atual governo retomou e este terminando a obra, por decisão do governador do estado Jorginho Mello. Pelo menos duas Ordens de Serviço para a execução da obra já haviam sido assinadas em dois governos diferentes, mas a obra não andou. Em dado momento, até mesmo o dinheiro que estava nas contas do governo, enquanto se esperava licenças ambientais, foi retirado e levado para a via rápida em Criciúma. Agora, estamos chegando ao final da novela, um verdadeiro dramalhão mexicano, no atual governo.
Fundo Grande
Outra obra que foi recolocada no radar, é a Serra do Fundo Grande em Jacinto Machado. O deputado Estadual Tiago Zilli vem trabalhando a obra, que está em fase de projeto. Segundo o deputado, se trata de uma obra bem mais barata que as serras do Faxinal e da Rocinha, por se tratar de seis quilômetros de extensão. Mas a obra também será importante para Jacinto Machado e para a nossa região, pois também vai ligar a serra gaúcha ao litoral catarinense, e será apenas para veículos leves, não será permitido o trânsito de caminhões. Será um acesso dedicado ao turismo regional e entre os dois estados.
BR 285
Por falar em obra, uma do governo Federal, a Serra da Rocinha, a BR 285, está na fase final. A empresa que está tocando a obra estima que em breve a obra estará pronta para ser inaugurada. É outra obra, que se arrasta anos a fio, e que agora está em via de terminar, pelo menos na parte que está dentro dos limites da Santa Catarina. Ainda vai ficar faltando o trecho do Rio Grande do Sul, para que realmente os dois estados estejam ligados entre a serra gaúcha e o litoral catarinense.
Não será candidato
O vereador e presidente da APRASC, Clailton Oliveira afirmou categoricamente na manhã de hoje à Rádio Araranguá, que não será candidato a deputado Estadual. Mesmo tendo convites para ser candidato pelo PL, seu partido atual, e pelo partido republicanos, ou o partido Novo, Clailton não tem esse projeto. Quer terminar seu mandato como vereador e observar o andamento da próxima eleição municipal. Seu nome está à disposição para ser candidato a prefeito, juntamente com um grupo, que hoje é formado por ele, a vereadora Greice Copeti, o vereador Márcio Macan e o ex-presidente da Câmara de Vereadores Lei do Mar Azul, entre outras lideranças. As conversas vêm acontecendo, mas sem pressa, até para não atropelar qualquer processo, e devido ao fato que ainda tem uma eleição pela frente.
Posição
A posição de Clailton foi de apoiar os deputados que lhe concederam emendas parlamentares para a realização de obras no Arroio do Silva. Negou, inclusive a um pedido do governador Jorginho Mello para ser candidato a deputado Estadual. Neste caso, Clailton reclama que o governador não atendeu os principais anseios dos associados da APRASC, como o grau acima, por exemplo, que está em fase final de discussão no STF.









