
Cristiano Coral deixa a secretaria de Obras e Hospital Dom Joaquim pede ajuda para reabrir
Cristiano Coral vai deixar o comando da secretaria de Obras da prefeitura de Araranguá. Ele não foi demitido, apenas entrou em acordo com a administração, para deixar a titularidade do cargo e ficar como adjunto. A forte carga de trabalho que pesa sobre seus ombros, certamente pesou na decisão.
Caseira
Nos bastidores, o que corre é que a solução para ocupar a pasta deve ser caseira, ou seja, funcionário da casa.
Pedido de ajuda
A situação precária em que se encontra o Hospital Dom Joaquim de Sombrio, foi mostrada a imprensa na manhã de hoje. Numa entrevista coletiva a situação foi exposta, sendo que a grande missão é angariar recursos para recuperar o telhado do hospital e equipamentos que queimaram durante a chuva e o vento que assolaram nossa região.
Visita
Após a coletiva, a imprensa presente pôde visitar todas as instalações do hospital, para registrar os estragos causados pelo temporal. Uma campanha para a recuperação do hospital foi lançada na manhã de hoje.
Parceira
A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, que tem sido parceira do Don Joaquim, deverá engrossar as fileiras da campanha para a recuperação do Hospital. Ela reconhece o excelente trabalho que vem sendo feito pelo IMAS, na administração do hospital e lamentou a situação deixada pela intempérie.
Dano lamentável
Já o secretário de Saúde de Sombrio, Rafael dos Santos Silva, disse na manhã de hoje que o fato de o hospital ficar fechado causará sérios prejuízos a saúde de Sombrio e da região. Ele já foi funcionário do hospital, uma vez que é enfermeiro de profissão, e disse entender que a casa de saúde precisa voltar a funcionar no menor espaço de tempo possível.
Ausência
O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Luciano Pires, não compareceu à sessão de ontem. Por motivos de saúde, o presidente deixou o comando da sessão, com o vice-presidente, Marcio Tubinho. Vale lembrar que Tubinho será o próximo presidente da casa e que vai conduzir o processo final desta legislatura.
Ilhas
Por falar em Marcio Tubinho, ontem ele aprovou uma indicação onde pede uma ação da prefeitura no Balneário de Ilhas. Segundo o vereador, a iluminação de led colocada, teve os fios furtados, ruas com saibro tem buracos, que atrapalham e causam prejuízos e a escola que foi reformada tem mato tomado conta até a altura do muro.
Resposta
A vereadora Lena Périco informou ao vereador, que a citada escola está nos planos da secretaria de Educação. Segundo ela, no local vai funcionar uma creche a partir de fevereiro do ano que vem.
Homenagem
O empresário Norberto Rizzoto teve sua empresa de postos de combustíveis homenageada na sessão de ontem. O vereador Nelson Soares foi o autor de uma moção de reconhecimento à empresa Postos Rizzoto & Cia LTDA, devido aos 20 anos de atuação em Araranguá. Ao fundamentar sua moção e falar sobre a trajetória da empresa, Nelson citou a geração de empregos que o empresário vem mantendo em nossa cidade nessas duas décadas.
Araranguaense
Beto Rizzoto, agradeceu ao vereador Nelson a moção, e disse que, muito embora não tenha nascido em Araranguá, se sente como filho da terra. Lembrou ainda que foi agraciado pelo vereador Neno Fontoura com o título de cidadão honorário de Araranguá, o que ostenta com muito orgulho. Disse que a moção esteve sendo recebida pelos 140 colaboradores que trabalham todos os dias.
Lotérica
Através de uma indicação, o vereador Nelson Soares pediu a instalação de uma agência lotérica no bairro Coloninha. Lembrou que o vereador Márcio Tubinho, já havia solicitado em outra oportunidade uma lotérica no bairro Mato Alto. Tubinho, por sua vez, alertou que na época a resposta que recebeu da CEF foi negativa devido ao número de habitantes de Araranguá. Nelson arrematou afirmando que “presidente, eles vão negando e a gente vai pedindo, até que pode dar certo”.
Lembrou
O vereador Diran lembrou que o Bairro Coloninha já teve uma lotérica. Disse lembrar que anos atrás havia uma agência no bairro e que talvez isto pudesse contribuir com pedido do vereador Nelson.
Funerárias
O vereador Luís da Farmácia citou no horário da palavra livre o relato de duas ouvintes feitos ontem aqui no programa relacionados a abordagem do serviço funerário. Para o vereador, o fato de a ambulância do SAMU sair e chegar o carro funerário é um absurdo. Mais absurdo ainda para o vereador é o relato de que o familiar estar fazendo a documentação de internação e um agente funerário estar perguntando a situação do paciente. “Esta casa aprovou recentemente a regulamentação do setor. O que estão fazendo? Precisamos cobrar mais fiscalização”, afiançou.
Aparte
Em aparte ao vereador Luís da Farmácia, o vereador Diego Pires disse que não se pode generalizar. Disse conhecer vários agentes funerários e que têm comportamentos exemplares. Mas ressalvou que as denúncias devem ser investigadas e em caso de comprovação, que haja punição.
Preocupação
O prefeito de Balneário Gaivota foi às redes sociais para pedir paciência a população. Kékinha manteve o otimismo, mesmo após seu município ter sido duramente atingido pela segunda vez por temporais que casaram sérios prejuízos.
Tornado
Ontem, a Defesa Civil confirmou, que um tornado atingiu o Litoral Sul de Santa Catarina na madrugada do último sábado, especialmente Gaivota. Este é o quinto fenômeno do tipo a ocorrer no Estado em menos de um mês. Mesmo após a chuva dar uma trégua nos últimos dias, no Estado, ainda ontem, haviam 17 rodovias interditadas com problemas causados pelas chuvas.
Também nas redes
O prefeito de Araranguá Cesar Cesa também publicou um vídeo, onde se solidariza com os cidadãos que estão sofrendo com as chuvas e temporais, renovando o compromisso de trabalho para recuperar a cidade.