Política Governador do Estado tenta disfarçar situação complicada em relação a vagas no senado e a definição da chapa majoritária, Evandro Scaini afirma que vai deixar R$ 20 milhões nos cofres da prefeitura em abril e Gaivota e Arroio do Silva de aniversário hoje

Governador do Estado tenta disfarçar situação complicada em relação a vagas no senado e a definição da chapa majoritária, Evandro Scaini afirma que vai deixar R$ 20 milhões nos cofres da prefeitura em abril e Gaivota e Arroio do Silva de aniversário hoje

29/12/2025 - 10h45

Durante entrevista a NDTV na capital do Estado, o governador Jorginho Mello, afirmou que não vai descartar ninguém, em relação as vagas ao senado. Disse que vem conversando e costurando a melhor solução. Instigado pelo jornalista Paulo Alceu, sobre ter que definir e que já aceitou a imposição de Bolsonaro para que seu filho ocupe uma das vagas, o governador disse que não vai excluir ninguém, que é um “construtor”. Mas também deixou aberta a questão, inclusive de Esperidião Amim ser seu vice, para acomodar Caroline De Toni na segunda vaga ao senado. Mas também disse que tem conversado com o PSD, para ser seu vice, o que desagradaria ao MDB.

Agradar a todos

O governador lembrou que se elegeu sozinho e que ao longo de seu governo foi convidando os partidos a participar. Entende que é possível manter todos os partidos fiéis ao governo, e fazer uma coligação robusta para buscar a reeleição. Mas ao querer agradar a todos, geralmente pode acabar perdendo algum apoio e, dependendo de quais forem as decisões finais, até fortalecer a candidatura de João Rodrigues pelo PSD. Claro que o quadro hoje, é amplamente favorável à reeleição de Jorginho Mello.

Renúncia

O prefeito do Balneário Arroio do Silva Evandro Scaini, reiterou sua posição de renunciar seu mandato como prefeito, em abril do ano que vem, para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Convicto de que é uma decisão acertada e bem estudada, Evandro disse que quer continuar trabalhando pelos municípios de nossa região como deputado. As emendas parlamentares, serão decisivas para ajudar os municípios.

Dobradinha

Ele entra na dobradinha com o deputado estadual José Milton Scheffer, que será candidato a deputado federal. O encaixe parece perfeito, pois a intenção é abrir espaço na Câmara Federal para a região com Zé Milton e manter o espaço já conquistado na ALESC, com Evandro.

Deixa bem

O prefeito disse ainda que vai deixar a prefeitura com mais de R$ 20 milhões em caixa e em plenas condições de continuar as obras já iniciadas e as novas que ainda terão convênios e projetos aprovados.

Aumento

Ao comentar sobre o aumento dos servidores de serviços gerais da prefeitura, disse que o assunto vem sendo tratado com o sindicato, e que em nenhum momento afirmou na Câmara que enviaria o projeto desde o primeiro ano de seu governo. Mas agora, se comprometeu em enviar nos primeiros dias de fevereiro o projeto para a casa legislativa. Com o sindicato, ainda será definido o percentual do aumento a ser enviado à câmara.

Não é R$ 1.500

O prefeito ainda rebateu as críticas da oposição, que afirma ser o salário dos serviços gerais R$ 1.500 ou R$ 1.600. Segundo o prefeito, nenhum dos serviços gerais da prefeitura recebe este montante em suas contas. Esse valor é acrescido de vale alimentação, vale transporte, entre outras vantagens, o que eleva o que se paga no final a algo em torno de R$ 2.600. Mesmo assim, admite que é preciso rever o piso da categoria.

Aniversários

Balneário Arroio do Silva e Gaivota, comemoram seus aniversários de 30 anos de emancipação nesta segunda-feira, 29. Os dois municípios de nossa região aproveitaram a última onda emancipacionista, para se desligar de seus municípios mãe. Arroio do Silva se emancipou de Araranguá, e Gaivota de Sombrio. Nos dois municípios, Araranguá e Sombrio, houve alguma resistência em renunciar a uma área que envolvia litoral. Mas a maioria, foi a favor. Na verdade, tanto Gaivota, quanto o Arroio, apenas recebiam a devida atenção, quando nas temporadas de verão. No mais, eram esquecidos até a próxima temporada. Hoje, tanto Arroio do Silva, quanto Gaivota, deixam claro o acerto de suas emancipações, uma vez que caso, ainda pertencessem aos municípios de origem, certamente não teriam alcançado os avanços observados na atualidade.

Festas

Os dois municípios vão festejar seus aniversários. Em Balneário Arroio do Silva, a festa de aniversário da cidade começa hoje às 21h quando no palco principal acontece a homenagem à Cidadã Amiga do Arroio, Mara Vieceli Salvetti e o show nacional com Marcos & Belutti. Em Balneário gaivota, a festa de hoje tem início às 18h na Terceira Avenida. A programação inclui o tradicional corte do bolo de 30 metros, homenagens aos que construíram a história do município, e shows com João Bosco e Gabriel, Gerson e Fabrício e Jeito Louco.

Dinheiro público

Os shows do Natal das Avenidas em Araranguá, e outros shows programados em cidades de nossa região, sofreram algumas críticas. Entre as críticas, que o dinheiro público não deveria ser gasto assim. Também ouvi de poucas pessoas que: “Eles dizem que trazem os shows, mas que traz somos nós com o pagamento de nossos impostos”. Claro, só que muitos só arrecadaram e serviram sempre pão adormecido, migalhas aos pagadores de impostos, hoje, parece que o que é arrecadado, está muito bem aplicado, inclusive, proporcionando melhor qualidade de vida e festa a quem, sim, paga imposto, e merece receber de volta benefícios, o problema é constatar que nem sempre foi assim. Arrecadavam, mas faziam menos. E shows nacionais; em Araranguá, por exemplo, nem pensar.