
Governo quer novo projeto e aporte de recursos para a quarta ponte e Gessi Espindola assume a secretaria de administração na prefeitura de Araranguá
O prefeito Cesar Cesar esteve ontem na capital do Estado. Uma das principais missões, foi discutir junto à secretaria de infraestrutura do Estado, a questão da quarta ponte. Com o secretário Jerry Comper, tratou-se da questão. O governo acena com a possibilidade de zerar o atual convênio, elaborar um novo projeto e aportar os recursos necessários para a construção.
Com o município
Muito embora o prefeito tenha forçado a barra para que o Estado assuma a obra, que é de sua competência, houve resistência. Assim, todo o processo deve ser refeito e um novo convênio deve ser assinado com o município, que deverá tocar a obra. Segundo o prefeito Cesar disse na manhã dessa quarta-feira, 25, os pilares que já foram construídos, serão aproveitados no novo projeto.
Sem datas
O problema é que a conversa foi boa, mas sem datas. O governo entende a necessidade da obra, entende que precisa fazer a obra, disse que vai refazer o projeto e que vai aportar recursos, mas não disse quando, onde e nem como. Ao que parece, a luta continua, uma vez que tais respostas, ou muito parecidas, já tivemos em encontros anteriores.
Troca na secretaria
O prefeito Cesar Cesar assinou decreto na tarde dessa quarta-feira, 25, onde nomeia o servidor de carreira, Gessi Espindola Gomes, como secretário de Administração. Ele vai responder pela pasta cobrindo as férias do secretário titular Rony da Silva.
Prestígio
O prefeito Cesar, tem caracterizado sua administração, por prestigiar os servidores de carreira da prefeitura. A política está mais do que correta, pois são os servidores de carreira que permanecem, enquanto administrações passam.
Ação
Numa ação do coordenador regional do Deinfra, Ademir Honorato, as comunidades de Itoupava, Taquaruçu Forquilha Grande, começaram ontem a receber máquinas e homens para recuperar a estrada e uma ponte. A SC-108, passa em Araranguá e Ermo, e os moradores vinham há muito tempo pedindo manutenção. Já no projeto Câmara na Comunidade, ainda na presidência do vereador Diego Pires, foi o principal pedido da comunidade de Itoupava.
Agradecimento
Na época os moradores relataram sobre duas emendas parlamentares que teriam sido prometidas para a estrada. Uma do deputado estadual Júlio Garcia e outra do deputado Rodrigo Minoto, mas o serviço não foi realizado. Ontem, moradores agradeceram aos dois deputados a viabilidade dos recursos e a Ademir Honorato, pelo atendimento a reivindicação.
Trocas
Nosso Estado passa a viver mudanças no comando do governo e da Assembleia Legislativa. Devido a viagem do governador Jorginho Mello ao Panamá, o presidente do Tribunal de Justiça de SC, João Henrique Blasi, assumiu como governador em exercício. Já na ALESC, Maurício Skudlark, assumiu a presidência da casa, uma vez que o presidente Mauro de Nadal acompanhou o governador na viagem ao panamá.
Preocupante
Santa Catarina vive uma alta preocupante no número de casos da Covid-19. Segundo o alerta emitido pela DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), foram 1.958 testes positivos só em outubro, uma alta de 8 vezes em comparação com as últimas 12 semanas. Ainda segundo o comunicado, a incidência ainda é baixa, 35 casos a cada 100 mil habitantes, mas o aumento repentino deixa as autoridades de saúde em alerta. Os dados são do Boletim Epidemiológico da COVID-19 n°128/2023. Segundo o relatório, o número de casos notificados entre o final de julho e início de agosto permaneceram abaixo de 120 registros semanais.
Grave
A situação, no entanto, tem se agravado desde o mês de agosto, tendo seu ápice agora em outubro. Nas duas primeiras semanas, foram notificados respectivamente 978 e 980 casos.