
Guilherme e Santiago serão atração no aniversário do Arroio e Celesc recebe críticas na Câmara de Araranguá
O Balneário Arroio do Silva vai comemorar seu aniversário em alto estilo. Além da inauguração da praça central e do ginásio de esportes do Golfinho, a festa terá show nacional com Guilherme e Santiago.
Críticas
O vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho do PSD, teceu críticas à Celesc em relação a demora em restabelecer o fornecimento de energia elétrica a vários bairros após o vendaval do último sábado. O vereador disse conhecer como funciona o atendimento de ocorrências e que bastava a Celesc acionar uma das empresas terceirizadas para que os problemas fossem solucionados. Mas, entende que talvez devido ao final de semana, faltou alguém para fazer o atendimento.
Prejuízos
O vereador lembrou que vários setores de nossa economia, como fumicultores e aviários, tiveram prejuízos com a falta demorada de energia elétrica, além de cidadãos, que também sofreram. Paulinho defendeu que o prefeito Cesar e o coordenador da Defesa Civil, Afrânio Ronconi, deveriam cobrar dos diretores da Celesc, para que tal situação não se repita.
Comércio
A vereadora Hellen Becker, registrou na Câmara os ares de modernidade que Araranguá começa a respirar, com as obras que estão sendo feitas. Observou que algumas lojas do calçadão estão melhorando suas fachadas e que será preciso este investimento para acompanhar o que está sendo feito pela administração. Num aparte, a vereadora Lena Périco, lembrou que a mudança das fachadas das lojas foi um acordo entre os lojistas e a administração municipal, para que hajam fachadas padrão. Hellen elogiou a postura e disse que Araranguá precisa retomar seu protagonismo em nossa região, apesar das dificuldades econômicas.
Agradeceu
O vereador Zico do Caverá agradeceu o prefeito Cesar Cesar, pela obra feita na rodovia Jorge Lacerda, onde tubos de um metro e vinte, foram colocados por debaixo da estrada. O vereador disse que a obra é importante para o escoamento de águas da rua Armelindo Cesar e que vai escoar na direção do Caverazinho. Também registrou que será asfaltada a rua Agenor Matos.
Problema
Ao falar sobre a ponta do calçadão pelo lado da Avenida XV de Novembro, o prefeito Cesar Cesa, disse que a conclusão da obra naquele local deve demorar um pouco mais. Segundo o prefeito, a intenção é levantar o entorno da rótula, a exemplo do que já foi feito na entrada do calçadão com a Avenida Sete de Setembro. O problema é que o pluvial da XV está completamente entupido e terá que ser trocado, fazendo a ligação com a parte mais baixa para o escoamento das águas. Somente depois de resolver o problema do pluvial é que a obra poderá ser concluída.
Problema 02
O grande problema, é que uma obra deste porte no coração da cidade, na via de escoamento de trânsito tão importante, deve causar enorme transtorno. Assim como no cento da cidade a rua Caetano Lummertz, precisa refazer o pluvial até desembocar no Rio Araranguá. Imaginem a XV de Novembro e a Caetano Lummertz interrompidas no cento da cidade, o caos que vai provocar no trânsito. Mas, são obras que precisam ser feitas, talvez precise apenas organizar para não fazer ao mesmo tempo.
Preparando a cidade
Na verdade, o que está sendo feito é resolver problemas crônicos no escoamento de águas em Araranguá. Políticos não gostam muito de obras que ficam enterradas, porque geralmente não são lembradas, mas são necessárias. Com as mudanças climáticas que estamos observando, e que parece estão vindo para ficar, nossas cidades precisam mesmo estar preparadas para escoar águas, para evitar transtornos a seus cidadãos.