Política Luciano Pires avalia positivamente seu mandato como presidente e municípios de nossa região recebem telhas

Luciano Pires avalia positivamente seu mandato como presidente e municípios de nossa região recebem telhas

27/11/2023 - 10h30

O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Luciano Pires, avaliou positivamente seu mantado, que termina em dezembro. Reiterou que cumprirá sua palavra e que vai renunciar em janeiro, para que Márcio Tubinho assuma a presidência no último ano desta legislatura.

Liberou

Em seu mandato, Luciano liberou, com critérios, as diárias para que os vereadores pudessem ir a Brasília na busca de recursos para o município. Ele e os vereadores Diego Pires e Samuca, já estiveram em Brasília e conseguira R$ 600 mil em emendas parlamentares. Agora o vereador Jair Anastácio e a vereadora Lena Périco, também estão em Brasília.

Compra

Outra ação do presidente é a compra do terreno ao lado da câmara por R$ 900 mil. Luciano Pires argumenta que o terreno pode ser utilizado como estacionamento ou até mesmo, ante a necessidade de aumentar as instalações da casa legislativa.

Papai Noel

Balneário Gaivota recebeu o Papai Noel no final de semana. O bom velhinho saiu das dunas e subiu ao palco para ser recebido pelas autoridades e o excelente público. O prefeito Kékinha abriu oficialmente as festividades de natal, que contou com a apresentação dos centros de educação infantil e do coral do IEMES.

Chegaram as telhas

Mas não foi só Papai Noel que chegou em Gaivota. No sábado chegaram as telhas da Defesa Civil para os atingidos pelo último temporal. No sábado foram entregues mais de 600 telhas, quando as famílias foram buscar no CTG. Hoje, as famílias que não puderam buscar as telhas receberão através da prefeitura.

Mais telhas

Sombrio, também recebeu telhas. Foi a segunda remessa, que chegou na última sexta-feira. Foram atendidos os moradores que se cadastraram após o tornado, que causou uma série de prejuízos ao município. O tornado do dia 18 de novembro, deixou muitos estragos em escolas, prédios públicos, Hospital Dom Joaquim, agricultura e comércios. A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, tem trabalhado com seu secretariado para conseguir recuperar a cidade dos estragos causado pelo tornado.

Porta Aberta

Por falar em estragos, o Hospital Dom Joaquim, continua com suas portas fechadas. Mas, na última sexta-feira abriu um Pronto Atendimento provisório no prédio do Departamento Municipal de Esportes (DME), em frente ao Posto de Saúde do Parque das Avenidas. O local foi cedido pela prefeitura municipal e atenderá a população com serviço 24 horas.

Serviços

A Gerente de enfermagem do Hospital Dom Joaquim, Beatriz Schutz, esclareceu que apenas alguns serviços serão prestados.  Consultas ambulatoriais e emergência somente em caso de estabilização dos pacientes, sendo que as situações mais graves, que precisam de um exame laboratorial ou de imagem, devem ser encaminhadas ao Hospital Regional de Araranguá ou para as UPAS mais próximas.

Aniversário

Hoje é feriado municipal em Meleiro, que completa 62 anos de emancipação político administrativa.  A emancipação de Meleiro aconteceu no dia 27 de novembro de 1961. Hoje, 62 anos depois, Meleiro é administrada pelo prefeito Éder Matos, que vem buscando o desenvolvimento de seu município. Mas, o município acaba comemorando a data no dia 20 de dezembro, que foi quando aconteceu a instalação efetivamente.

Natal e aniversário

Assim a programação do natal é feita juntamente com as comemorações do aniversário, e instalação do município. As comemorações alusivas aos 62 anos de emancipação, vão ocorrer de 01 a 03 de dezembro, no Pavilhão do Arroz.

Problema

Um problema anunciado no programa Dia a Dia, mas que ainda não foi solucionado no bairro Santa Catarina, está cada vez pior. Tubulação que passa por baixo do asfalto não foi corrigida e a erosão continua. Conforme foi alertado no programa, o asfalto agora começa a ceder, algo que poderia ter sido evitado, com uma pronta ação. O problema já é de conhecimento da secretaria de Obras de Araranguá.

Fechado

Com as obras de finalização do calçadão de Araranguá no encontro das avenidas Getúlio Vargas e XV de Novembro, o trânsito no centro da cidade está complicado. Na Getúlio Vargas a secretaria de Obras está refazendo o pluvial para o escoamento das águas, para depois terminar o trabalho na saída do calçadão.

Iluminação

Mesmo com trânsito dificultado, com obras na praça Hercílio Luz, já se pode perceber que a iluminação do Natal Verão começa a aparecer. Além da iluminação, enormes figuras natalinas serão espalhadas pelo centro da cidade que terá ainda o show da Camerata de Florianópolis no dia 9 de dezembro.