Política Praia Grande mais uma vez atingida e final de semana de limpeza no rio Araranguá e calçadão

Praia Grande mais uma vez atingida e final de semana de limpeza no rio Araranguá e calçadão

04/12/2023 - 10h13

O dia e a semana começam com a triste constatação de que Praia Grande foi mais uma vez assolada por uma intempérie. Desta vez, um tornado atingiu o município, no início da noite do último sábado, nas comunidades de Figueira, Três Irmãos e Fortaleza. Vídeos postados nas redes sociais impressionam pela força dos ventos, que derrubaram, ou destelharam casas, derrubaram árvores e postes de energia elétrica. O prefeito Elisandro Machado, o Fanica, disse na manhã de hoje que a palavra de ordem é reconstruir o município, mas já sente prejuízo no turismo, com o cancelamento de reservas e na agricultura.

Limpeza I

O SAMAE de Araranguá realizou no último domingo a limpeza do calçadão. Desta vez se tratou de uma limpeza após a reforma total do cartão postal da cidade. A chamada higienização contou com homens, jatos de água e esfregão. Na verdade, já se trata da preparação para a inauguração e a decoração do Natal Verão.

Iluminação

O final de semana também foi de início das instalações da iluminação de Natal no calçadão. Além da iluminação o calçadão também vai receber enormes figuras natalinas que foram encomendadas do Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul.

Limpeza II

Outra limpeza que aconteceu no final de semana foi do Rio Araranguá. O projeto Arco Íris em sua terceira edição, reuniu voluntários em Ilhas para o trabalho, que contou com o apoio de homens e máquinas do SAMAE, Prefeitura e Corpo de Bombeiros. Idealizado pela FAMA com o apoio do SAMAE, o projeto Arco Íris faz uma limpeza nas margens do Rio Araranguá nas proximidades da barra, onde acabam chegando todos os dejetos lançados diretamente no rio ou em seus afluentes.

Missão cumprida

Para Maureci Rodrigues, diretor da FAMA, a missão foi cumprida, uma vez que houve colaboração de voluntários e além da limpeza, houve um chamamento à população para preservar o rio. O prefeito Cesar Cesa, que também participou da ação, disse entender que o rio, que troca de cor e que apresentam assim uma beleza ímpar, precisa ser preservado e que as pessoas precisam entender que ele precisa de ajuda. O diretor do SAMAE, Jairo Costa, disse se sentir realizado e que o apoio do SAMAE ao projeto tem tudo a ver, uma vez que preservar o meio ambiente, é garantir água a população.

Aniversário

Meleiro festejou no final de semana seus 62 anos de emancipação político administrativa.  Shows, apresentações artístico/culturais e um bolo com 62 quilos, fizeram parte das comemorações.

No sábado

Trabalhadores da empresa contratada pelo DEINFRA para a revitalização da SC-447 trabalharam no final de semana. A ponte sobre o rio do sangradouro recebeu um novo piso com asfalto que começou antes das duas cabeceiras. Ainda ficou faltando uma parte do asfalto, mas já se pode notar que o serviço vai ficar excelente. Ademir Honorato, coordenador regional do DEINFRA disse no final de semana que o trabalho ainda terá continuidade, com a recuperação, inclusive do trevo de acesso na chegada do Arroio do Silva. Ainda falta a sinalização, tapar alguns buracos e a recolocação dos novos tachões.

Eleição

Segue hoje a eleição para diretores de escolas do Estado, que teve início ontem. Hoje a votação acontece das 7 às 20 horas em todas as escolas onde candidatos apresentaram seus planos de gestão. Na sexta-feira havia caído a exigência de 50% mais um dos três segmentos das escolas. Mas no meio da tarde a secretaria estadual da Educação conseguiu reverter a situação e manteve a exigência.

Indicação

Caso um candidato ou candidatada não consiga atingir os 50% mais um dos votos dos três segmentos, caberá ao coordenador regional indicar um nome ao governador, que deverá acatar. Assim, parece clara a intenção do governo em dificultar a eleição pelo voto direto, a começar pelas exigências apresentadas já no plano de gestão. A exigência dos 50% mais um é apenas mais um indicativo de que o governo quer mesmo indicar os diretores, e não eleger.

A bel prazer

Na verdade, está mais do que na hora de a Assembleia Legislativa estudar um mecanismo de deixar clara e definitiva uma regra para a eleição de diretores de escolas. Hoje, cada governador define através de decreto, como será e quais as regras devem ser seguidas.