Reunião em Timbé do Sul deve apresentar soluções para a federalização da SC-285 e obra da Serra da Rocinha
A situação em que o custo do produto é maior do que o preço vendido, levou produtores de leite do Oeste e Meio-oeste do Estado à Assembleia Legislativa. Na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, levaram aos deputados a preocupação em relação a situação e pediram socorro. Muito embora a participação tenha sido de produtores do Oeste e Meio-oeste do Estado, a situação não é diferente em outras regiões. Outro fator que é motivo de preocupação é a concorrência desleal com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo. “Nossa receita diminuiu”, relatou Carlos Cassiano, produtor de Jaborá. “Tenho medo que nossos filhos vão sair da propriedade e vão ficar dívidas para as próximas gerações”.
Programa de cirurgias
O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, fazem um balanço sobre o mutirão de exames e cirurgias desencadeado logo no início do governo. Na entrevista coletiva marcada para a manhã de hoje será atualizada a situação da lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública estadual de Saúde. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube do Governo do Estado.
PP de Araranguá se renova
O presidente do PP de Araranguá, Marcio Tubinho, disse na manhã de hoje à Rádio Araranguá, que seu partido já tem uma pré-lista com os nomes dos candidatos a vereador. Disse que muito embora o partido tenha perdido lideranças, inclusive o vereador Jorginho e mais recentemente o vereador Diran, o partido está renovado. Sobre Diran, disse que o PP não recebeu nada oficialmente sobre sua saída e ingresso no PSD.
Pode ser vice
Tubinho admitiu a possibilidade do PP apresentar um vice para o PL e que o assunto vem sendo tratado. Mas, em princípio, o partido deverá ter candidato a prefeito. “Com uma coligação bem organizada, a eleição pode virar um Grenal, onde não se pode prever o resultado. Vamos para a disputa”, assegurou.
Sucesso
A 25ª edição da Festa do Colono e 17ª Arrancada Catarinense de tratores foi sucesso de público, vendas e negócios. Com uma organização espetacular, a festa prestigiou a todos os gostos musicais, além de apresentar uma das competições mais disputadas do país, com tratores com 141 pilotos e disputando 20 baterias, com excelente premiação. No desfile de máquinas agrícolas, no domingo pela manhã, algo em torno de 700 participações.
Agradecimento
O prefeito Sandro Cirimbelli afirma que o desfile de máquinas agrícolas assegura o município de Turvo, como a capital da mecanização agrícola. “Nós temos esse importante título, somos referência no Brasil devido ao número expressivo de máquinas que temos em nosso território. Esse desfile mostrou a força do agro em Turvo”, afirmou.
Dia intenso
Uma reunião marcada para às 10h da manhã de hoje na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul, deve selar compromissos importantes com nossa região. A importante reunião contará com a presença de nossa força política do Sul, Deputada federal Giovânia de Sá e deputados estaduais, José Milton Scheffer e Tiago Zilli, do diretor do DNIT SC, Alysson Rodrigo de Andrade e de representante do DNIT nacional.
Pauta
As duas principais pautas do encontro, serão a conclusão da Serra da Rocinha, obra que se arrasta e que já por duas vezes foi adiada, e o acesso a BR 101, desde Timbé do Sul, estrada que se pretende federalizar e revitalizar para receber o fluxo diário de veículos com forte intensidade. Outra pauta e o lado gaúcho para completar a ligação entre os dois Estados.
Proposta
Com a mudança no governo federal, e com Alysson assumindo o DNIT SC, a postura mudou radicalmente. Passamos de um DNIT que só dizia não, para outro que quer estabelecer parcerias e avançar na solução de problemas. Neste caso, o DNIT SC já disse aos prefeitos Roberto Biava, de Timbé do Sul, e Sandro Cirimbelli, de Turvo, que os municípios de Ermo e Turvo, devem apresentar projetos de como querem que seja feita a passagem da rodovia por seus territórios. Depois de um projeto total da rodovia pronto, entrega ao DNIT que entra com a federalização da rodovia. A obra, conforme o projeto que será apresentado, somente será executada a partir da federalização da estrada, quando o Estado, deverá fazer a solicitação formal ao governo federal.
Importante
A reunião de hoje apresentará total liberdade para que a imprensa possa fazer seus questionamentos sobre a obra, fazer cobranças e encaminhar compromissos. Esta é a hora de pressionar e arrancar aquilo que precisamos.









