Política SED consegue na justiça, manter a exigência de 50% + 1 para a eleição de diretores de escolas e revitalização da SC-447 chega a ponte do Sangradouro

SED consegue na justiça, manter a exigência de 50% + 1 para a eleição de diretores de escolas e revitalização da SC-447 chega a ponte do Sangradouro

01/12/2023 - 10h33

Começa no domingo e termina na segunda-feira a eleição para diretores das escolas estaduais. Em nossa região, poucas escolas não terão candidatos. Na maioria das escolas do Estado na AMESC, haverá pelo menos duas candidaturas. Em Araranguá, no Colégio estadual, três candidaturas disputam a eleição para a direção da escola.

Mantido

Ontem a a exigência do Estado de 50% mais um dos votos para a eleição dos diretores chegou a ser revogada. Porém, através de uma liminar a Secretaria Estadual da Eduação voltou a fazer valer a medida. Sendo assim, se o quórum não for alcançado o diretor será escolhido pelo próprio governador.

Missão

Medida essa, que deixa os candidatos muito preocupados em conseguir atrair gente para a votação, principalmente os pais, que devido a compromissos acabam deixando de votar. O medo é não atingir os votos necessários para ultrapassar a barreira dos 50% mais um.

Exemplo

O exemplo veio do colégio estadual, onde duas professoras e um professor disputam a direção, mas que ficaram unidos na busca dos votos suficientes para a eleição. Em entrevista no programa Dia a Dia, ficou claro que não existia uma disputa entre eles, mas sim a união para alcançar o percentual exigido,.

Normal

Mas a SED manteve os dias e horários da votação. Domingo e segunda-feira.

Sujeira

Como o Rio Araranguá escoa a água de vários afluentes que passam por diversos municípios, as últimas cheias fizeram com que muita sujeira chegasse à beira mar. A sujeira vai desde as margens da barra nova aberta pela prefeitura de Araranguá e avança por praticamente toda a orla, chegando ao Balneário Arroio do Silva. Troncos de árvores, madeira, e entulhos estão na praia e devem atrapalhar o início da temporada de verão.

Mutirão

Na manhã de hoje, Anselmo Pizzolo, o professor Néia, que reside no Arroio do Silva à beira mar, sugeriu que fosse chamado um mutirão de limpeza para auxiliar a prefeitura, devido a muito material que chegou a beira mar.

Limpeza

Por falar em mutirão e limpeza, acontece amanhã a terceira edição do projeto Arco Iris. Encabeçado pela FAMA e SAMAE, o projeto consiste em fazer a limpeza das margens do Rio Araranguá, com equipamentos da prefeitura e com a ajuda de voluntários. Assim, amanhã às 8h30min, acontece a concentração das equipes, em Ilhas, em frente ao restaurante Paiol, com o acolhimento das autoridades. Depois o trabalho de limpeza começa, com encerramento previsto para as 13h.

Liberado

O trânsito na SC-447 foi liberado no local onde o asfalto foi rasgado para a colocação de tubos de drenagem. Mas no local é preciso muita atenção dos motoristas, uma vez que o asfalto ainda não foi recolocado. O trecho está sinalizado com cones e cabe aos motoristas redobrarem a atenção.

Foi além

Mas ontem, andar no trecho realmente foi exercício de paciência. Além da interrupção total da pista no local da obra já citada, o DEINFRA trabalhava na ponte sobre o Sangradouro. Assim, antes do desvio, havia siga e pare nas imediações da ponte.

Restaurada

Na verdade, a obra que está sendo feita no local foi pedida no programa Dia a Dia em entrevista com o coordenador regional do DEINFRA, Ademir Honorato. Ontem, a pista foi fresada antes das cabeceiras nos dois lados, e possivelmente hoje será colocada a capa asfáltica, recuperando totalmente o pavimento naquele local. Na direção de Araranguá o novo asfalto deve avançar mais alguns metros após a ponte, para corrigir problema de adensamento que existe no local.

Laterais

A ponte ainda terá a recuperação dos guarda corpos, que estão quebrados. Ainda falta tapar alguns buracos e revitalizar a pintura com a colocação dos tachões e os conhecidos olhos de gato nas laterais da rodovia.

Atendeu

Problema anunciado no programa Dia a Dia foi resolvido ontem pela secretaria de Obras de Araranguá. No bairro Santa Catarina, o asfalto cedeu, devido a erosão de tubos que passam por debaixo da estrada e apresentava perigo ao trânsito. Ontem homens e máquinas trabalharam o dia inteiro e resolveram o problema. Segundo moradores, o secretário de Obras, Odilon Pietchs, informou que as máquinas vão recuperar a estrada do fundo grande no chamado acesso sul à Praia da Caçamba.

Material

Outra ação que deverá acontecer nos próximos dias será no bairro Policia Rodoviária. Com muitas reclamações de ouvintes repassadas ao secretário, o bairro ainda tem ruas intransitáveis. A ação da secretaria de Obras será no sentido de colocar material e patrolar as ruas que apresentam problemas.