Política UAMA tem eleição hoje, Sassil forma diretoria e o mapa eleitoral de Araranguá e suas possibilidades

UAMA tem eleição hoje, Sassil forma diretoria e o mapa eleitoral de Araranguá e suas possibilidades

29/01/2024 - 10h16

A UAMA, União das Associações de Moradores de Araranguá tem eleição para a nova diretoria na noite de hoje. A eleição foi chamada pelo atual presidente Roberto Rebello, e será na sede da Associação de moradores do Bairro Jardim das Avenidas. A votação será das 19 às 21h. Na verdade, não haverá disputa, uma vez que a eleição será com uma chapa única, tendo Eduardo Merêncio, o Chico, com candidato à presidente da entidade.

Sassil

O prefeito Evandro Scaini conseguiu reunir mais de 30 associados da Sassil no Arroio do Silva. Eles foram convidados para um encontro onde foi discutida a situação de abandono do prédio onde funcionou o clube. Na reunião foi definido que uma nova diretoria será formada para que um destino seja dado ao prédio, patrimônio dos associados. Segundo o prefeito, na reunião foi encaminhada a possibilidade de entregar o patrimônio à prefeitura, que utilizaria o espaço para o setor de educação.

Mapa Político

A julgar pelas últimas entrevistas feitas aqui no programa com as principais lideranças dos principais partidos políticos de Araranguá, pelo menos, aqueles que podem apresentar candidatos à prefeito, com chances de eleição, é possível começar a traçar o mapa político para a eleição municipal. Claro, que o quadro vale somente para hoje, porque em política, no balanço das horas, tudo pode mudar.

PP

O partido progressista terá candidato à prefeito nas próximas eleições. A posição foi manifestada na entrevista do presidente do partido, Márcio Tubinho. Mas deixou nas entrelinhas que ainda acredita numa coligação com o PL, mesmo depois da conversa do partido com o MDB. Sobre a possibilidade de conversar com o MDB para a formação de uma candidatura única, disse aceitar a conversa, mas só a conversa.

Surpreendeu

A novidade é a declaração de Márcio Tubinho em relação ao PT. Disse com todas as letras que o PP não vai, sequer conversar com o PT, mesmo que já tenham sido vitoriosos numa eleição em que Sandro Maciel foi vice de Mariano Mazzuco. “Se não der certo com o PL, o PP terá candidato a prefeito”, avisou. Os nomes para concorrer passam por Wilson Sasso, Márcio Tubinho e Mariano Mazzuco Neto.

PL

O PL vem conversando com vários partidos, mas havia afinado mais a conversa com o PP. Mas, também conversou com o MDB e a exemplo do PP, descartou o PT, devido a diferença de ideologias. Mas, segundo Andreza Ribeiro, presidente do partido, não houve fechamento de questão, nem com o PP nem com o MDB, mas que o partido continua estudando a melhor opção. A presidente destaca que tudo ainda pode acontecer, inclusive o partido apresentar uma chapa pura para a eleição. O nome de Andreza Ribeiro, é o primeiro da fila em se tratando de candidatura à prefeito pelo PL.

Pelo governador

As opções do PL para as eleições deverão passar pelo crivo do governador do Estado Jorginho Mello. Andreza deixou claro na entrevista que a opinião do governador será decisiva para uma tomada de decisão do partido.

PT

Rechaçado pelo PP e pelo PL, e tendo questionada sua participação na atual administração, o PT parece navegar sozinho, isolado. Mas, segundo afirmou aqui no programa seu presidente Ozair da Silva, o Banha, não existe nenhum problema ante a situação. Disse que o PT vai fazer a eleição que for possível e vai direcionar seus esforços, dependendo da situação, em eleger vereadores. O PT já tem uma lista de pré-candidatos a vereador e estuda a possibilidade de ter candidato a prefeito.

Isolamento e nomes

Quanto ao isolamento do partido em Araranguá, Banha afirmou que, “Alguns querem extinguir o PT, o que não vão conseguir, estamos mais vivos do que nunca”. Quanto a nomes como pré-candidatos a prefeito, citou o ex-prefeito Sandro Maciel, que teria colocado seu nome à disposição, Geraldo da receita federal, entre alguns empresários, além do vereado Jair Anastácio.

MDB

Já o MDB navega em água calmas. Com um altíssimo índice de aprovação, o partido parece ser a moça bonita do baile. Todos querem dançar com ela. Tanto que se comenta a possibilidade de uma candidatura única em Araranguá, o que seria histórico. Mas, a julgar pelo que já se ouviu, a possibilidade é remota, para não dizer impossível. Haverá eleição em Araranguá. O partido mantém firme a chapa da última eleição com Cesar para prefeito e Tano como Vice.

Se motivos

Na verdade, não existem motivos que possam levar o MDB e o PSD a sequer, pensar em mudar a composição da chapa majoritária. O perfeito entrosamento entre Cesar e Tano é visível com o desenvolvimento de um trabalho em que o vice não é mera figura decorativa. O vice trabalha é muito na atual administração, diferentemente de outras, em que até houve discussões e até vice que deixou o governo.

Adesão

A adesão de partidos a atual administração, se deu de forma natural, até por tudo que está acontecendo na cidade e o que ainda está por acontecer.

O Mapa

Hoje, pode se dizer que existe a tendência de que o MDB dispute a eleição, com o PP, com chapa pura, ou coligado com o PL, onde o candidato a prefeito seria definido através de pesquisa, ou com o PL, com chapa pura e o PT com chapa pura. Claro que ainda pode aparecer algum partido de esquerda mais radical que apresente algum candidato a prefeito que vai unir nada a coisa nenhuma.

Conversar

Mas, como nada ainda está fechado, até porque somente após as convenções tudo estará definido, ainda existe espaço para muita agulha e linha e costuras que ainda podem surpreender.

Encontro

Ainda sobre política, o PSD do vice-prefeito Tano, recebeu lideranças como os deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi para m encontro festivo na última sexta feira. O PSD já tem uma lista de peso com pré-candidatos a vereador e se prepara para as eleições municipais em toda a região.