Política Luciano Pires assume presidência da Câmara de Araranguá

Luciano Pires assume presidência da Câmara de Araranguá

02/01/2023 - 10h13

Em sessão solene realizada neste domingo, 01, o vereador Luciano Pires foi empossado presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá. Em entrevista a Saulo Machado, na Rádio Araranguá, o novo presidente falou sobre o desafio de presidir o poder legislativo municipal. O vereador expôs quais serão os primeiros atos na presidência, a sequência dos programas criados na casa e falou sobre economia.

De acordo com Pires, os primeiros dias serão de movimentações burocráticas na Casa, como as questões envolvendo contas bancárias. Após esse prazo, ele deverá iniciar um diagnóstico do que foi feito antes de tomar as decisões. “ A Câmara volta dia 9 de janeiro, até lá está de recesso. Hoje eu tenho algumas reuniões e durante a semana, para ter acesso a alguns contratos. Então as primeiras ações são para fazer um diagnóstico”, afirmou. Após esse levantamento, os 15 vereadores deverão ser chamados para discutir a sequência do trabalho.

Programas como o Câmara Jovem e o Câmara na Comunidade não têm o seu futuro definido pelo presidente. Pires afirmou que irá avaliar os custos e os resultados dos programas para definir em conjunto com os demais vereadores o que será feito. “Vamos analisar todos os custos, tanto do Câmara Jovem, quanto do Câmara na Comunidade, e vamos conversar com todos os vereadores, para decidir o que fazer com esses programas”, disse o novo presidente.

Vereador se posiciona com relação a concessão de diárias

Outro ponto que tem sido rotina no poder legislativo nos últimos anos é a não concessão de diárias para vereadores e assessores. O novo presidente também se posicionou sobre o assunto. Luciano Pires afirmou que resultados precisam ser apresentados quando da concessão do benefício. “Sou totalmente contrário a ir a Florianópolis no início do dia e voltar no final e pegar diária. Mas também entendo que é extremamente importante eu conseguir uma emenda de R$ 200 mil com o deputado Rodrigo Coelho que é de Joinville, para saúde do nosso município. E o Rodrigo me falou algumas vezes ao telefone. Se tu vieres a Brasília eu te dou mais”, relatou o presidente, que ainda lembrou que a concessão do benefício não é ilegal.