
Mesmo sem licença, obras da Serra do Faxinal, vão continuar
Nos últimos dias um dos principais assuntos no Extremo Sul catarinense foi a possível paralisação das obras da Serra do Faxinal, a SC 290. A rodovia, que liga Praia Grande a Cambará do Sul (RS), leva aos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.
Os entraves para a pavimentação da estrada já vêm desde 2014, quando a empresa que realizava os trabalhos precisou parar por causa de uma perereca ameaçada de extinção. De lá para cá, foram inúmeros os problemas, incluindo falência de uma das empresas que era responsável pelas obras. Fatos superados, agora, no início de 2023, a busca é por uma licença, junto ao Ibama, para supressão de vegetação.
Em entrevista ao programa Estúdio 95, da Rádio Araranguá, o deputado estadual José Milton Scheffer, que acompanha a situação de perto, garantiu que os trabalhos vão continuar.
“Estamos acompanhando a situação da Serra do Faxinal, que é uma novela. O capítulo do momento é uma licença ambiental, que o meu gabinete está trabalhando. Eu tenho aqui uma assessoria muito boa na área ambiental e ontem o prefeito Fanica (Praia Grande) também estava muito preocupado com isso, pois a empresa não está conseguindo trabalhar. Essa semana eu estive conversando aqui no governo (estadual) e conseguimos encontrar um trecho que dá para trabalhar sem aquela licença (para supressão das árvores). Então a empresa Fraga vai seguir trabalhando na Serra do Faxinal e nós temos uns 40 dias para buscar a licença. Nós já conseguimos que o ICMBIO desse o ok para que o Ibama pudesse liberar. Ali são dois parques nacionais e tem uma legislação muito rigorosa nessa questão ambiental. Mas eu tenho certeza que em breve devemos conseguir essa licença e, assim, a obra pode enfim deslanchar”.