Economia Nikson Frank Mendes: conheça a história do estrategista, vendedor e líder respeitado no setor automotivo

Nikson Frank Mendes: conheça a história do estrategista, vendedor e líder respeitado no setor automotivo

27/06/2024 - 09h02

No 95.5 Entrevista, da Rádio Araranguá, Nikson Frank Mendes, gerente de Marketing da Jeep Gambatto, apresentou detalhes de sua trajetória no mundo dos negócios.

“Nasci em Criciúma, no bairro Colonial, um local bem pobre. Minha mãe criou 10 filhos, sendo nove sozinha. Estudei boa parte do tempo no bairro Metropol e completei o ginásio na SATC. Após isso, decidi trabalhar e peguei meu primeiro emprego como office-boy. Eu trabalhava durante o dia e estudava à noite. Conheço tudo sobre uma empresa, desde o setor mais baixo, até o mais alto. Em 1994 entrei no comércio de automóveis e a partir daí minha vida mudou”, destacou.

Com uma carreira marcada por experiências internacionais, Nikson já atuou fora do país, passando pelo Uruguai em 2014 e pela Bélgica e França em 1998. Ele é formado em Ciências Contábeis pela Unesc e possui um MBA em Marketing pela Esucri.

“Minha formação em Ciências Contábeis, se deu pelo papel que eu desempenhava na época. Entretanto, nunca exerci, apesar de ter utilizado os conhecimentos na prática. No caso do marketing, falo que ele me deu uma nova visão sobre como funciona um negócio visto de fora. Quando se é gerente de algo, a gente vê muito de dentro as coisas. Ao longo da vida, tive pessoas muito especiais, que me agregaram muito. Em 1998, atuava na Chevrolet e saiu uma campanha, onde quem realizasse o maior número de cupons de financiamentos, receberia cupons. Como trabalhava muito forte nesse quesito, ganhei uma viagem para a Copa do Mundo da França. Na oportunidade, iríamos conhecer uma fábrica da GM na França e assistir alguns jogos. Foi uma experiência muito bacana. Essas viagens nos agregam muito conhecimento”, ressaltou.

Nikson possui um extenso conhecimento nas áreas de negócios e vendas, desempenhando um papel fundamental no gerenciamento de carteiras de clientes, elaboração de relatórios, fechamento de vendas de produtos, serviços e soluções, além de negociação de contratos e apresentação de soluções adaptadas às necessidades dos clientes.

“Acredito que as dificuldades vivenciadas na infância e até mesmo no início da minha trajetória profissional, forma quem somos hoje. Mediante as situações da vida, decidi aprender o inglês, língua universal. Estudei durante dois anos e hoje sei me comunicar com qualquer pessoa do mundo. Vivemos em um mundo hoje, onde as coisas mudam diariamente. Acredito que a melhor forma de alavancar um negócio é através do exemplo. Me lembro que em 2009, quando assumi a Ford em Araranguá, a situação estava muito difícil. Os anos foram passando, e nós fomos alavancando o negócio, até que vencemos vários prêmios. Nosso modelo de gestão sempre foi a prática”, enfatizou.

Atualmente, Nikson ocupa a gerência de Marketing da Jeep Gambatto, uma empresa em constante expansão que agora também está presente em Araranguá. Sua carreira inclui passagens por diversas empresas renomadas, como Rodobens, grupos de distribuição Ford, Chevrolet Kolina Araranguaense, Titan Comércio e Indústria de Móveis e Kolina Multimarcas.

“No momento estamos na Gambatto. É um desafio novo, sem dúvidas estamos na expectativa para a inauguração que acontece no dia 11 de julho, a partir das 18h. Viemos inaugurar um novo setor de vendas de veículos, onde não se tinha nada parecido na região. A loja fica ao lado do posto do gás, na SC-447”, concluiu.

Confira a entrevista completa na íntegra: